quinta-feira, 21 de junho de 2012

O Exame Nacional de Português do 12º é uma ----sensaboria - Saramago porquê?

Li o enunciado do exame nacional de português do 12º Ano,  porque a minha filha  é aluna.
Confesso que não gostei.
Camões - o homem  de Punhete - é sempre bem vindo e por aí tudo bem.
Mas Saramago?
Porquê Saramago e que razão para o " Memorial do Convento" ?
Saramago escreveu  mal, muitas vezes nem se percebe o que ele quer dizer.
O facto de ter sido comunista e bafejado pelo apoio da Pilar explicam a razão de ter sido Nobel da Literatura.
A crítica à construção do Convento de Mafra, à delapidação do dinheiro do ouro do Brasil,  não é  mais importante que obras como "A Queda de Um Anjo",  "Pátria", "1808", ou as "Memórias de Massena",  Sonetos de Florbela Espanca ou mesmo os versos de António Aleixo.
Estas obras sim, extraordinariamente importantes para a formação literária , cívica, política,  dos jovens.
É mais adequado ler "O Anatomista",  ou "Antigona",  do que estudar as calinadas de Saramago.
Os alunos teriam muito mais proveito.
" O Memorial do Convento" nada tem de interessante.
E é até aberrante,  um verdadeiro contra-senso, quando depois  o exame tem perguntas sobre gramática.
Creio que Saramago nem gramática sabia .

5 comentários:

  1. O autor deste blogue revela o maior preconceito face a Saramago e a maior ignorância relativamente à sua obra. Então o facto de Saramago ser comunista é que levou a Academia do Nobel (que, como toda a gente sabe, é completamente dominada pelos comunistas suecos...) a atribuir-lhe o prémio?! E foi o apoio de Pilar (que, como toda a gente sabe, é uma feiticeira com super-poderes...) que contribuiu decisivamente para tal?! "Saramago escreveu mal" e "muitas vezes não se percebe o que ele quer dizer"?! Pois... para quem acha que as quadras popularuchas de Aleixo são superiores à superlativa erudição, à ímpar prosa poética e à fina ironia de Saramago, claro que sim! "Saramago nem gramática sabia"?! Santa ignorância! O que Saramago faz é uma completa revolução formal, inovando e enriquecendo a literatura portuguesa, sacudindo o pó e arejando o cheiro a bafio presentes nas nossas letras! "O «Memorial do Convento» nada tem de interessante"?! Pois não... é tão-só uma obra-prima (e este espaço não chega para o provar!). Sonetos de Florbela para os nossos adolescentes?! Só se for para eles se deprimirem ou, pior, se suicidarem! Bem... fala das "calinadas" de Saramago, mas as únicas que vejo/leio são as suas!

    ResponderEliminar
  2. Caro José Couto

    Não gosto da obra de Saramago , e pronto.
    É a minha opinião, livre e esclarecida.
    A Academia Nobel às vezes nem sabe o que faz.
    Veja-se que até Obama achou estranho ter recebido o Nobel da Paz.
    As nossas letras antes de Saramago não eram bafientas, eram de enorme grandeza.
    Saramago não fez revolução formal, prejudicou as nossas letras.
    Apenas a minha opinião, a de um português que também gosta de ler Antero de Quental, que se suicidou em Ponta Delgada, e nem por isso os jovens se suicidam por ler os seus sonetos.

    ResponderEliminar
  3. tem razão. ofereceram-me o memorial. não consegui passar da 3ª página. só por castigo podia continuar.
    Jorge Amado foi injustamente preterido.
    a academia sueca é permeável aos 'lóbis'.

    ResponderEliminar
  4. Durante décadas a fio o Ministério da (Des)Educação foi invadido por marxistas e canhotos de todas as provemiências. De modo que a escolha continuada de Saramago e de todos os escritores do punho erguido, quer nos programas escolares, quer nos exames não se estranha. Só com um aspirador industrial e ao longo de vários anos será possível descontaminar aquele ministério e as suas direções.

    ResponderEliminar
  5. Concordo, mas em relação a este exame o que acho ainda mais grave, foi ter havido "fuga" sobre uma parte do exame que representa logo 7 valores.
    Como sabemos para entrar na no ensino superior, são as médias que contam,contam até às milésimas, a minoria dos alunos que tiveram conhecimento ( e foi por todo o País, não foi só em Guimarães e Setúbal) ficaram com garnde vantagem em relação aos restantes que não receberam o sms. É muito injusto, no mínimo.
    Depois disto ter vindo ao nosso conhecimento, o que é que o M.E. vai fazer? ao que parece está a ver se este assunto fica esquecido. Não vai fazer nada. Só em Portugal é que pode uma siruação destas acontecer. Os exames nacionais são muito importantes para milhares de jovens e não podem ser tratados assim.

    ResponderEliminar