segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

A PSP - Aos meus camaradas da Policia de Segurança Pública - A Maçonaria não pode mandar na PSP.

A PSP é - a par da GNR e da PJ - uma das melhores coisas que a Democracia portuguesa tem.
Tenho pela PSP um carinho imenso, está no meu coração.
Mesmo quando me chateiam. Mesmo quando algum elemento  me prejudica em concreto.
Até porque eu tenho meios para solucionar os meus problemas com a PSP. Resolvo-os!
Creio que os portugueses devem ter enorme carinho e consideração pela PSP.
São homens e mulheres que dão tudo para nos proteger.
Dias e dias de trabalho, sem lhe pagarem as horas extraordinárias, sempre disponíveis.
Tive a honra de durante cerca de 18 meses ser agente da PSP.
Uma aprendizagem muito benéfica. Foi bom perceber o esforço, a abnegação dos elementos da PSP, que em condições de quase escravatura trabalhavam e arriscam a vida para defender os cidadãos.
Hoje as coias são um pouquinho melhores.
Mas é urgente mudar a direcção da PSP.
O Director Nacional deve publicitar se é membro da Maçonaria.
Porque , como se sabe, a Maçonaria tem leis próprias que se sobrepõem às leis do Estado, o que não é aceitável.
Por isso,  entendo que o Director Nacional da PSP deve declarar na Assembelia da República se é maçom, se é membro de uma loja do GOL.
Porque o GOL é a Maçonaria em que são filiados a maioria dos membros do PS.
A transparência é necessária.
Necessária porque vivemos em democracia e não pode haver poderes ocultos a governar o País, nem a condicionar os membros dos cargos mais importantes. no Poder Político.
A clarificação - até porque temos meios para saber se é verdade - é imperiosa.
Além do que é necessário  fiscalizar, democraticamente,  a PSP, a sua conduta, as suas decisões.
O Povo é soberano e a PSP não pode estar acima do Poder Político sufragado em eleições.
Além dos interesses partidários,  têm que estar os interesses da Democracia enquanto regime.
Ligada a esta realidade há outra: os baixos salários dos elementos da PSP e da GNR.
Não pode ser.
Os agentes - incluindos oficiais - da PSP e da GNR têm de ter um salário condigno, suficiente para que a Democracia propere.
A todos os elementos da PSP o meu abraço fraternal.
E sobretudo aos meus colegas da escola de Maio de 1982!
Um abraço do colega  José Maria Martins.

12 comentários:

  1. Grande Zé. Nem sempre concordo contigo, mas desta vez, cofesso, gostei.

    ResponderEliminar
  2. Amigo,
    Tenho de concordar consigo pois eu também fui da PSP e sei bem o que os agentes passam para cumprirem o seu dever. Mas em relação ao meu tempo estão apesar de tudo bem melhores ainda que não tão bem quanto deveriam estar.
    Um abraço amigo.

    ResponderEliminar
  3. Os agentes das forças de segurança são os unicos a quem o 25 de Abril anida não chegou: têm que pagar pelo seu fardamento quando os politicos têm subsidio para isso; não ganham horas extraordinarias quando os politicos recebem balurdios para não fazerem nada. por agora fico por aqui........ OS politicos são Cambada de corruptos........

    ResponderEliminar
  4. Não sei a que propósito o digníssimo José Maria Martins vem levantar dúvidas quanto ao desempenho do Director Nacional da PSP, contudo, queria dizer que sendo um dos elementos desta força vejo com preocupação o futuro.
    A ideologia implantada actualmente é : aumento de detenções (a prevenção deixou de estar na ordem do dia) – o importante é a estatística; o aumento do número de multas de trânsito (mais que preocupação com o trânsito importa facturar para o estado); na investigação criminal o importante e ganhar em protagonismo às forças congéneres.
    Mais importante que saber se o director nacional da PSP é da maçonaria será saber que grupo secreto constituíram os actuais oficiais superiores da PSP – basta ver que desde que foi implantado o novo estatuto, este grupo de elite tem absorvido na totalidade os dinheiros da instituição, ele há de tudo: oficiais que foram promovidos dois postos em menos de dois anos; vendo o ordenado crescer mais do que o ordenado completo de um agente em inicio de carreira que ande na rua a combater efectivamente a criminalidade; eles entregaram a eles próprios retroactivos de ordenado que rondam os dez mil Euros, promoveram-se a postos com nomes absolutamente ridículos como “superintendentes” (como ascenderam tão rápido qualquer dia teremos “megaintendentes” ou “hiperintendentes”); criaram ainda distintivos de postos (galões) que parecem os que eram utilizados pelas velhas forças armadas soviéticas, ridículos e ostensivos no mundo actual especialmente para uma força policial civil.
    Seria engraçado que fosse efectuada uma inspecção financeira à PSP e se percebesse qual a percentagem do orçamento da PSP usada para colocar os oficiais na nova tabela remuneratória e qual a parcela cedida aos agentes; mais ainda saber qual a percentagem de oficiais que foi colocada nos novos índices remuneratórios (reais e não fictícios) e qual a percentagem de agentes colocada nos novos índices (reais, não virtuais), tristemente se concluía que cerca de 80% dos oficiais (especialmente os de topo) absorveram praticamente todo o dinheiro destinado às promoções e reposições, enquanto talvez 5% ou 10% dos agentes foi abrangida (com a agravante que os beneficiários desta medida foram os agentes mais novos, que, até que haja dinheiro (???), passaram a ganhar mais que os agentes que têm mais de vinte anos de serviço).
    São os oficiais (maçons ou não) que nós temos, vergonha.

    ResponderEliminar
  5. Sempre vi no agente da PSP uma referência de justiça e segurança. Continuo a confiar, mas os sinais de desagregação são alarmantes. Testemunhei situações indecorosas. Todos os agentes devem sentir-se efetivamente vinculados à defesa da verdade, da justiça e da segurança. E nem sempre acontece. Os mecanismos de fiscalização interna ou externa têm que funcionar e ser implacáveis para os que não cumprem. Caso contrário a Democracia ruirá!

    O comentário do anónimo das 0945 é deveras preocupante e testemunho de desagregação da instituição. Sem os bons exemplos das chefias, a cadeia hierárquica deixa de funcionar e o desempenho geral perde eficácia, repercutindo-se negativamente em todos os setores da vida nacional, entre os quais o económico à degradação da confiança que gera entre os seus vários agentes.

    O ex-Inspetor-geral, Dr. Maximiano foi uma garantia da qualidade do desempenho da instituição, devido ao seu conhecimento profundo da mesma, da sua elevada formação jurídica, da sua tremenda coragem e, sobretudo, do seu respeito e capacidade de diálogo com todos. Mantinha a tutela e o corpo da PSP "em sentido" permanente. Desculpem o eufemismo, mas não resisto, pois era assim que eu o via; "Não havia pai". Era um dos meus heróis! Hoje, que, infelizmente, já não está entre nós, não sei quem o substituiu no cargo, nem sequer se este se mantém.

    Por outro lado, lamento o excesso de anónimos e nicks, neste blogue! Eu sei que a denúncia ou testemunho de certas verdades "não pode" ser assumida pessoalmente pelos contratempos que pode desencadear para o seu autor, e sei que os comentários poderão até ser mais genuínos. No entanto, exceptuando os casos de evidente má fé, receio que tal seja uma consequência da falta de democraticidade efetiva no País! E isso é gravíssimo. A liberdade de expressão é uma das conquistas fundamentais e mais empolgantes de Abril, é o combustível que fará evoluir as sociedades se alicerçada numa base cultural sólida e sadia. Mais grave que o doentio "lápis azul" do Estado Novo, que permitia a todos saber quem censurava o quê, quando e porquê, são os inúmeros lápis de todas as cores que se vêm implantando na cabeça de cada cidadão transformando a liberdade de expressão numa formalidade do reino da Democracia virtual.

    Se há medo, não há Democracia! É essa a principal razão que me faz vir aqui; JMM, não tem medo; diz o que pensa sem rodeios. É o que parece e parece o que é. Respeito muito este tipo de pessoas. É uma questão de honestidade e respeito pelos outros. E é assim que vamos lá. Com boa fé, inteligência e coragem em defesa do nosso Portugal.

    ResponderEliminar
  6. Também pertenço à corporação PSP e compreendo porque razão me está vedada a possibilidade de desempenhar outras funções (remuneradas)para alem do trabalho policial; o fulcro problema não é o trabalho ou o dinheiro dai ganho, prende-se com incompatibilidades e sobretudo com "obediências" dai resultantes - está certa a doutrina, deve manter-se.

    Por isso muito me custa admitir que haja quem nao ache relevante que o próprio Director Nacional (e ele próprio parece nao o achar)pertença ou nao a uma organização do tipo daquela que está em causa.

    ResponderEliminar
  7. As coisas estão como estão porque nos calamos. Vemos o vizinho a ser lixado mas como não somos nós calamo-nos. Quando formos nós a ser lixados os outros também se calam e temos que aguentar. É tempo de dizer basta! Um por todos, todos por um! Fora com toda a espécie de injustiça, nem que seja à cacetada, ou ao pontapé, ou de qualquer outra forma! Mas este povo encarneirado não reage!

    ResponderEliminar
  8. O comentador "8 de Dezembro de 2010 09:45" disse tudo.Mesmo tudo.
    Os policias que menos ganham são os da patrulha, que são os primeiros a acudir à população.
    Todos os restantes ganham mais e não fazem fins de semana nem noites nem feriados. Houve oficiais com aumentos especiais de 700 euros ou mais.
    A maior parte do efectivo está congelado desde 2004.
    Vai ficar bonito vai...

    ResponderEliminar
  9. Actualmente nas forças de segurança (PSP,GNR) reina a desmotivação total fruto do ostracismo dado pelo sr. sócrates e companhia aos elementos destas instituições! somos tratados como escumalha sem direitos, tal como soldadinho de chumbo ou simples peõs de brega desta classe politica nogenta! Na GNR cumprimos 8 horas diárias de serviço + as horas necessárias para o expediente resultante do serviço! folgamos apenas ao 8º dia de trabalho! não auferimos pelas horas a mais q trabalhamos, não temos subsidio de turno!ganho o mesmo vencimento trabalhando num domingo ou num dia de semana, as benesses q tinhamos e que equilibravam a falta destes direitos foram canceladas e agravadas pelo sr. sócrates. Em 2005 foram alteradas as regras de passagem à reforma criando uma grande injustiça pois quem entrou mais novo na instituição só se reforma depois daqueles q entraram mais tarde, o q é um absurdo pois cumprem mais anos de serviço!!!

    ResponderEliminar
  10. Faço parte da instituição PSP já há cerca de dez anos, e vos garanto nunca vi tal desmotivação como agora, fizeram um estatuto em cima do joelho, que só é cumprido na parte que interessa ao governo,acho que está mesmo a bater no fundo, que pena tenho do cidadão.

    ResponderEliminar
  11. Se fosse só na PSP. Na PJ um gang de bandidos infiltrou homens...Todos da Maçonaria CLARO!

    ResponderEliminar
  12. Oliveira Pereira, está no lugar que está porque é maçon e foi por isso que o irmão rui pereira o meteu onde está.

    Depois esse senhor não inspira confiança a ninguem, a mim nunca me inspirou.

    Em suma, o pais esta ficar minado, a culpa é da União europeia, sob este guarda chuva que é a UE tudo é possivel, até iberizar e castelhanzar o pais.

    A unica forma de arrumar a casa seria o fim da UE, assim poderiamos fechar as fronteiras e por isto no devido lugar.

    Julgar os criminosos, maçonicos e restantes corja, assim é a destruição de Portugal e a entrega do pais a castela.

    ResponderEliminar