domingo, 5 de dezembro de 2010

Enquanto Portugal anda a brincar à energia eólica a Rússia já constroi centrais nucleares flutuantes!

A notícia que a Rússia constroi Centrais Nucleares Flutuantes é de enorme relevância. Veja-se aqui:http://aeiou.expresso.pt/russia-inaugura-a-primeira-central-nuclear-flutuante=f591481
Em termos teconológicos e para comparação.
Portugal continua a ser dominado por forças contrárias que não aceitam a construção de centrais nucleares
não se sabe bem porquê e  a única explicação é a tacanhez dos políticos e a força obstructiva de Espanha.
Portugal no plano inclinado em que está gasta rios de dinheiro em ventoinhas eólicas, para manter a nossa pequenez, dependência, pobreza.
Países europeus muito mais pequenos que Portugal têm centrais nucleares, nós temos a malta que engorda com  esse novo negócio e contribui para ficarmos cada vez mais nas faldas do subdesenvolvimento.
Pela minha parte voltarei sempre a esta questão do Nuclear, até pela singela razão de que se Espanha tem centrais nucleares, se a Suiça tem 5, não consigo perceber qual o perigo de Porugal ter.

NOTA:
Ao percorrer a blogosfera  reli um blogue de excepcional qualidade: cultural, histórica, de critica.
Aqui fica : http://aquitailandia.blogspot.com/
Recomendo a leitura, pois lá dos confins da Ásia um homem de cultura comunica.

6 comentários:

  1. Tá a ver uma coisa tão complicada, e potencialmente perigosa, a ser gerida por estes politicos????
    O Sr deve estar a ficar lélé, para sugerir uma coisa dessas( brincadeira)

    ResponderEliminar
  2. Estes tipos não brincam às eólicas, vivem sim é na ladroíce. Pulhas!

    ResponderEliminar
  3. Que diferença faz ter uma central em termos de segurança,do lado de cá ou do lado de lá da fronteira?
    É melhor encher o País de barragens e dar cabo dos melhores terrenos agrícolas e das linhas de combóio centenárias (Tua ,Tamega)para encher os bolsos do Mexia e do Coelho assim como a Construtora do Lena da qual o engenheiro dominical é sócio.

    ResponderEliminar
  4. .Este é um tema vital! Há que fazer contas e ponderar tudo, mas, também me parece que é este o caminho. A política de apoio às alternativas gerou um défice tarifário em Portugal que já vai pelos dois mil milhões de euros! É insustentável! E os custos de manutenção irão "disparar" a partir dos cinco anos. Por outro lado, o impacto ambiental das eólicas e das barragens está a ser negligenciado sendo que o custo específico de produção das fotovoltaicas é proibitivo!

    A respeito da microgeração eólica há por aí uma falta de sensatez estarrecedora! Vi um destes geradores cuja ventoinha invade parcialmente a varanda da correspondente moradia! Imaginem só "o desgraçado" que vai tranquilamente à sua varanda desfrutar da paisagem e leva com a ventoinha na tola! Em zonas residenciais vão aparecendo estes geradores...sem qualquer proteção mecânica! Vejam só como ficarão bonitas as nossas cidades, vilas e aldeias cheias de "aventoinhas"! Ainda não se lembraram de construir pás fluorescentes; poupava-se nas luzes de Natal e servia de aviso em caso de desagregação!

    Claro que devem considerar-se todas as opções; mas apenas em função do interesse público. Tenho muitas dúvidas que seja o caso, atualmente.

    ResponderEliminar
  5. Caro Doutor, será que, alguma vez, esta máfia instalada ao mais alto nível se finará?!... Tal não é viável, porque eles controlam e dominam toda a sociedade e toda a sua estrutura, muito particularmente, a esquemática legislativo/legal.
    Portanto... há que aguardar por algum fenómeno da natureza que nos caia em cima e possamos, a partir daí, construir novas gentes... novas mentalidades.
    Talvez, quem sabe, num "trabalho de laboratório" informático, algum "yupi" vir a criar uma epidemia (vírus) que ataque todo o elemento responsável e conivente deste “status quo”, sistema de sanguessugas... que nos desgraça, mais e mais, a cada momento que passa.
    Qual Salazar qual quê?!... Viria então e a calhar, era mesmo, um tal de Sebastião, mais conhecido por Marquês de Pombal, capaz de mandar "tratar das cabeças" de famílias inteiras... e não seria com “Quitoso”, não…
    E, então, começaríamos tudo de novo… e limpinho!

    ResponderEliminar
  6. Lá por idiotas apostarem numa fonte de energia, que é altamente eficiente mas altamente perigosa, nós não temos de ir pelo mesmo caminho.
    Os russos não têm SOL... coisa que cá há. Mais, caso não saiba hoje existe tecnologia para abafar, a nível doméstico e empresarial, esta tecnologia... chama-se Bloombox. Pesquise sobre isso e não venha fazer propaganda sobre energias que não são sustentáveis, meu rapaz.
    Qualquer maior informação eu terei toda a bondade de lhe fornecer.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar