segunda-feira, 3 de maio de 2010

Um exemplo de que a liberdade de expressão é um princípio fundamental - Seja o visado do PSD ou do PS, como no caso que vos dou conta agora era do PS, partido que eu combato..

Como por certo se sabe publicamente, sou um acérrimo defensor da liberdade de expressão e opinião.
Já tive de defender pessoas perseguidas por serem do PSD e o "queixoso" o Primeiro Ministro.
Ganhamos. É público.
Depois disso   ocorreu uma situação em que o perseguido é do PS. Um autarca eleito pelo PS, em Mação e denunciado pelo Presidente da Câmara Municipal de Mação, que é do PSD.
Fiz tudo para impedir o julgamento, mas a falta de bom senso levou a que o Presidente da Câmara Municipal de Mação insistisse!
Indiquei Manuela Ferreira Leite e Luis Filipe Menezes - que lição de fair play deu o Dr. Luis Filipe Menezes! - e mesmo assim a queixa continuou!
O Presidente da Câmara Municipal de Mação insistiu e perdeu.
Recorreu para o Tribunal da Relação de Évora e voltou a perder.
Veja-se aqui o acórdão  do Tribunal da Relação de Évora: http://macao.blogs.sapo.pt/
Entre os dois casos liga-os duas coisas: 1ª eu que não levei um cêntimo nem ao do PSD nem ao do PS; 2ª a vitória da liberdade de expressão e opinião.

Este post torna-se mais relevante porque hoje é o "Dia da Liberdade de Imprensa", sem a qual não há liberdade de opinião e expressão. Veja-se aqui:http://diario.iol.pt/internacional/unesco-liberdade-de-imprensa-imprensa-tvi24-jornalistas-censura/1159716-4073.html

4 comentários:

  1. (Conclusão)
    Como se lembram, todas essa obras dispararam nos custos, o CCB, então, custou cerca de 3 vezes mais, mas não foi só isso, foram os Fundos Sociais Europeus que "promoveram" milhares de cursos que não serviram para nada, pessoalmente, conheci uma moça que "apenas" tirou 6 cursos desses, recebendo a "modesta" quantia - para a época - de 31 contos mensais, claro, que não foi trabalhar para nenhuma dessa áreas, foram os diversos subsídios a fundo perdido para diversos sectores, bem como ao Comércio, que, ao invés de ajudar a modernizar esse Comércio, serviu, na maior parte dos casos, para comprar casas, quintas, montes, jipes e demais prebendas oferecidas aos "sortudos" que tiveram a sorte ou a arte de os receber, foram as imensas negociatas de todos os géneros e calibres, em resumo, foi uma verdadeira festança com banquete real, tudo "oferecido" pelos nossos "camaradas" franceses, holandeses, alemães, etc., só com um senão, tivemos de abater parte da frota pesqueira, andou-se a distribuir dinheiro para se arrancar vinha, olival e parar outras actividades agrícolas, também, a nível industrial, foram mais as fábricas que pararam ou ficaram na mesma do que as que foram modernizadas, foi o momento, em que, com o pretexto das "grandes" obras públicas se abriu as portas à imigração desregrada, não pensando, ou melhor, não se ralando que amanhã essas obras iriam acabar e ficávamos com centenas de milhares de imigrantes nos braços sem que o país tivesse uma Economia real para poder suportar essas pessoas e o resto das suas famílias que entretanto foram chegando, claro, que convém dizer, que esse aparente "Humanisno" apenas tinha como interesse principal a exploração dessa mão-de-obra ilegal, por conseguinte, frágil e à mercê de todos o tipo de máfias, vigaristas e empresários oportunistas, mas dizer isto, não é "politicamente correcto", foi também o período do aparecimento rápido de fortunas não se "sabe donde" e que também ninguém se deu ao trabalho de investigar a origem, foi a compra de carros e casas de todos os tamanhos e feitios, pelo Zé Pagode à custa de créditos fáceis, foi em suma, uma riqueza "inesperada", que, não nos veio duma tia do Brasil, mas dos trouxas dos trabalhadores dos outros países europeus que andaram a contribuir para sustentar esta cambada de tugas indolentes e mais a sua "admirável" classe política e empresarial, foi a orgia total.
    E o que é que se fez para combater todo esse desperdício e corrupção, viram alguma coisa???
    Eu, pela minha parte não vi nada!!!
    Por isso, entendo que a conversa de Cavaco Silva não passa da mais pura das hipocrisias, ele foi o 1º Ministro de todos os 100 anos desta República, que mais dinheiro recebeu "graciosamente" do estrangeiro, e o que é que fez para avisar os portugueses de que aquela "riqueza" era só momentânea e depois teríamos de a começar a pagar, nomeadamente com a abertura de fronteiras a todo o tipo de mercadorias que para cá quissessem enviar os nossos parceiros europeus, foi também o ínicio dos "negócios da China", nomeadamente com as célebres "lojas dos 300", alguém na altura, para além deste vosso amigo e de mais uma pequeno grupo de patetas, se preocupou em fazer chegar ao público avisos para os perigos desse enriquecimento sem continuação???
    Claro que não, nem convinha, por isso é que dizem que o consulado de Cavaco Silva foi o "melhor" de todos desde a revolução abrilina, pudera, com tanto dinheiro a jorrar pela porta adentro, até eu era o melhor 1º Ministro deste país, mas, como sou um simplório, não sou fanático e ainda menos me julgo Deus, talvez não afirmasse que: "Nunca me engano e raramente tenho dúvidas ".
    Às vezes, vale mais ficar calado...
    Cumprimentos.

    LUSITANO

    ResponderEliminar
  2. ..."Um país, mesmo que seja uma região num espaço monetário unificado, não pode endividar-se sem limites. No médio ou longo prazo, um défice continuado das contas externas acaba por manifestar-se sob a forma de aumento do prémio de risco, racionamento do crédito ou transferência de activos das mãos nacionais para as mãos de estrangeiros. O ajustamento torna-se inevitável, i.e., a despesa das famílias, das empresas e do Estado tem de ser contida."...
    Isto disse Cavaco Silva há 7 anos num debate com Victor Constâncio, e que agora, veio "recordar-nos" desse confronto.
    Ora batatas, isso que disse Cavaco Silva e ao que diz agora acerca dos grandes investimentos digo eu, que não sou economista nem político, há 24 anos, nomeadamente no antigo programa de onda aberta de Joaquim Letria, que então passava na RDP1, chamado "Cobras e Lagartos".
    Vou falar para aqueles que tem pelo menos mais de 40 anos.
    Como se devem lembrar, entre 1975 e 1985 Portugal teve por várias vezes à beira da bancarrota, até o FMI veio para cá tomar conta do quintal, pois bem, se fizerem um pequeno esforço de memória, lembram-se que foi o tempo em que o contabando voltou a ser forma de vida, os carros e as casas andavam a cair de podres, o desemprego grasava, quem não se lembra dos "charutos" que deixavam atrás de si nuvens de fumo e rangiam por todos os lados, isto, para não dizer, que uma boa parte do parque automóvel andava preso por arames, amachucado e com as pinturas todas lixadas, os portugueses vestiam ainda pior do que antes de Abril de 74 e voltaram a ver-se as cotoveleiras e as joalheiras, lembram-se disso não lembram???
    Pois bem, quando entramos na CE/UE (ou melhor, quando esse clube cá entrou), em 1986 juntamente com a Espanha, isso valeu-nos um dote de muitos milhares de de milhões de contos (não estou a falar de Euros, estou mesmo a falar em contos), com isso, começaram a cair diariamente nos nossos depauperados cofres, dizia-se, cerca de 10 milhões de contos (50 milhões de Euros) por dia, ora, ao invés de pouparmos ou investirmos em bens reprodutivos, foi um "fartar vilanagem", não foram só as célebres auto-estradas, foi a ponte Vasco da Gama, foi o Centro Cultural de Belém, também conhecido pelo "Centro Comercial de Belém" e mais umas tantas obras de fachada do então 1º Ministro, que por "acaso" já me esqueci quem era, sabem vocês???
    (Continua)

    ResponderEliminar
  3. ISALTINO DEPOIS DO CASO FIGO, PERSEGUIDO PELO DCIAP?


    Trata-se com certeza de uma enorme coincidência, apenas 3 semanas depois de ter explodido o caso de milhões do negócio FIGO na campanha do PS nas últimas legislativas, vem agora Isaltino, que ajudou a provar o envolvimento de Rui Pedro Soares e do TagusPark, ser perseguido pelo DCIAP pela suposta ilegalidade do transporte SATU e dos seus contratos de formação, já com vários anos de existência. Isaltino Morais, presidente da Câmara de Oeiras, principal accionista da empresa que gere o comboio eléctrico urbano no concelho disse, “não ter dúvidas da legalidade” da empresa. A empresa municipal que gere o SATU (Sistema Automático de Transporte Urbano de Oeiras) está a ser alvo de um inquérito, tendo sido realizadas buscas à sede da empresa, na Teixeira Duarte (Lagoas Parque), em Oeiras. Em 2008, o SATU apresentou um prejuízo de cerca de 2,4 milhões de euros, que estão a ser suportados pela Teixeira Duarte, segundo um acordo parassocial assinado entre os dois accionistas, em que a construtora ficava responsável pelo investimento e contas do projecto até à construção da segunda e terceira fases, ou seja, até chegar ao Lagoas Park.


    POR AQUI ANDAMOS COM "ESTA" LIBERDADE DE EXPRESSÃO...

    ResponderEliminar
  4. Também já fui advogado. Participei e acusei um Presidente da Câmara do CDS, que foi condenado em 5 anos de prisão efectiva, após confirmação do Acordão por todas as instâncias. Esse Presidente da Cãmara perseguia-me por ser simpatizante do PSD. Tudo bem. Essa Câmara foi, posterormente, ganha pelo PDS. Qual o meu espanto, quando nessa Câmara começaram a ser perseguidos os simpatizantes do PS, CDS e outros. Desde aí, deixei de acreditar na politica e nos politicos, que só e só pretendem manter-se no poder. Eu, que fui um dos responsáveis pela mudança, também não escapei à saga persecutória, por criticar as negociatas e as jogadas escuras... Não há liberdade em Portugal!

    ResponderEliminar