segunda-feira, 16 de julho de 2012

O ensino nocturno - Portugal a caminho do abismo

Cada vez é mais díficil o acesso ao ensino nocturno, o chamado ensino recorrente, ou para adultos.
O Governo de Passos Coelho tem de parar para reflectir.
O ensino nocturno - secundário e universitário - é um instrumento de enorme valia.
Em primeiro lugar,  permite qualificações em horário pós-laboral de um número enorme de pessoas que por vários motivos não completaram o ensino secundário ou universitário da forma "normal" , ou seja, enquanto estudantes no ensino diurno.
Depois tem uma enorme mais valia que é a de ocupar o tempo dos alunos, que em vez de enveredarem pelos "copos", pelas "fofocas" , pelos "jogos",  usam o seu tempo livre para estudar e aumentar qualificações.
Nós sabemos que Portugal tem de fazer contenção de despesas públicas.
Todavia, a contenção não pode prejudicar a formação escolar e as qualificações dos que sendo trabalhadores decidem sacrificar durante alguns anos o seu tempo de descanso.
Sei do que falo, uma vez que eu fiz todo o ensino secundário e universitário como trabalhador-estudante.
Mas também sei que esses anos foram tempos de enorme alegria e proveito, que deram esperança a centenas de milhares de pessoas , ao mesmo tempo que os tirou da vida de ócio, beneficiando o País e os estudantes.
Testemunhei sacrificios enormes de pessoas, casadas, que vinham para Lisboa desde Alcácer do Sal, - Setúbal, e tantas outras povoações, noite após noite, depois do trabalho.
Creio que o Governo do PSD/CDS deve ter bem presente que o direito a estudar é universal e que acabar com o ensino nocturno nos faz regredir a tempos muito antes do Estado Novo.,
O,  aparente , mergulho no miserabilismo da "misericórdia", em vez de levar Portugal para cima , enterra-o  no espaço mais negro de que há memória.
Um Portugal Moderno não pode prescindir do ensino-nocturno.
Dificuldades no acesso ao ensino nocturno tornará Portugal num Estado mais próprio do terceiro mundo que da  da União Europeia.
E há centenas de milhares de pessoas que querem estudar e trabalhar ao mesmo tempo.
O ensino nocturno é um beneifício para os portugueses, que os magros custos não devem dificultar.
 
 

2 comentários:

  1. Ensino nocturno é uma treta, pelo menos no meu caso. Fiquei inapto à disciplina de Inglês, no 10º e 11º. No meu caso, apenas precisaria de 11 para ficar com média de 10 no final, visto que no 10º obtive 8. Fiquei a saber que no ensino recorrente, para acabar a disciplina de Inglês demoraria 2 anos, porque tinha que fazer 10º e 11º, em anos separados, logo aqui fiquei desiludido.
    Posteriormente ainda me dizem, que tenho de fazer Matemática de 10º ano, obrigatoriamente, para ficar com o secundário feito, pois tive 9, ora fiquei surpreendido, já que a esta disciplina, estava passado, com 11 no 11º e 10 no 12º. Mais uma disciplina, que vinha a fazer.
    O que me deixou completamente estupefacto, foi me ter dito ainda, que as notas de Educação Física e de Área de Projecto não contariam para a média, porque no ensino nocturno não exestiam....E eu que tinha logo 19 e 17...
    Concluindo, uma pessoa como no meu caso, não tem interesse, ter que fazer todas as disciplinas em que teve nota inferior a 10, e perder algumas notas que ajudava na média.

    Ah, e eu não posso frequentar o ensino diurno, pois fiz 20anos antes do ínicio das aulas. Outra lei que me deixa de boca aberta, então uma pessoa que tem o azar de fazer 1 dia antes, coitado, enfim,....

    Eu para fazer uma disciplina, tenho de andar lá 2 anos, ou então, pagar uma boa quantia para ter expliacações e ir a exame.

    ResponderEliminar