terça-feira, 5 de junho de 2012

Casa Pia - Pedófilia e Cobaias - Reportagem da RTP

A , excelente, jornalista  Rita Marrafa de Carvalho foi autora de um trabalho de enorme mérito informativo sobre a utilização de cerca de 500 crianças da Casa Pia em experiências, perigosas, que serviram de  cobaias.
O espantoso é que depois de ter sido emitido o programa  pela RTP fez-se um silêncio, cumplice, sepulcral, em toda a comunicação social.
O assunto incomoda e a verdade é que tudo se calou, até aqueles que diziam defender os menores da Casa Pia se calaram.
Hoje foi noticiado que o Secretário de Estado requereu à PGR a investigação sobre tal matéria. veja-se aqui: http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/casa-pia-marco-antonio-costa-pinto-monteiro-pgr-tratamento-tvi24/1353247-4071.html
Excelente atitude do Governo, que cumpriu os seus deveres.
Portugal vai mostrando os podres a pouco e pouco e a miserável mentalidade de tantos responsáveis  que permitiram que crianças desprotegiddas, a cargo do Estado, cuja educação é paga por  todos nós , fossem usadas como cobais para experiências perigosas para a sua saúde.
As crianças não tiveram um pai ou uma mãe a autorizar e acredito que nem terão recebido  qualquer indemnização pelos perigos a que foram expostas e , concerteza, que perduram, pois as experiências acabaram ainda há poucos anos.
Quem autorizou?
Isto faz-me recordar que Paulo Pedroso também andou na Casa Pia, nos finais dos anos 80 e principios dos anos 90  a entrevistar menores, cerca de 755,  e sempre disse que só fora à Casa Pia já Ministro!
Foi preciso ser descoberto um livro em que está lá pelo punho do referido que esteve na Casa Pia a fazer um trabalho,entrevistando alunos da Casa Pia,  facto que foi tornado público também através de uma peça  na RTP da autoria da jornalista Rita Marrafa de Carvalho.
E depois lá apareceu um artigo na revista "O Casapiano" assinado por Paulo Pedroso a dizer que estivera a entrevistar alunos da Casa Pia  naqueles anos, mas até nós descobrirmos o tal livro ele só fora em 2002,
O que mais iremos descobrindo ao longos dos anos?


ADENDA (06/06/2012

Parece que querem lavar este caso com a alegação de que tudo correu bem e supervisionado pela Faculdade de Medicina Dentária.
Em primeiro lugar é melhor deixar de fazer dos portugueses parvos.
A Faculdade de Medicina Dentária tinha autorização de quem para fazer das crianças cobaias?
Se a autorização foi da  Casa Pia quem autorizou a Casa Pia a fazer passar as crianças por testes e por situações de perigo para a sua vida e saúde?
A tutela ministerial autorizou?
Se as investigações eram tão simples e sem perigo porque razão foram logo escolhidos miúdos da Casa Pia, sem pais ou sem capacidade de decisão?
Porque raio o Estado autorizou crianças sem necessidade de tratamentos dentários a submeterem-se a experiências que muita gente diz que são perigosas?
Parece  que a resposta não andará muito longe disto: As crianças não tinham pais para as protegerem , ou pais informados, e então foram usadas.
Alguém papou umas lecas para isto.
Porque a Faculdade de Medicina Dentária não escolheu uma escola primária, uma escola secundária para indicar as crianças, mas precisamente aquelas que estando à  guarda do Estdao eram as menos protegidas, as mais expostas, aquelas que não teriam o Ministério Público, ou os pais,  a impedir as experiências.
As coisas têm de ser postas desta maneira pelo Ministério Público, que não deve ceder a influências da Faculdade de Medicina Dentária, de algumas figuras proeminentes da medicina e ao costumeiro "abafa" tão do agrado de muita gente que se está nas tintas para o Povo - para as pessoas- e muito menos para os mais desprotegidos.
Essa gente que se ajoelha na missa mas que depois faz coisas que nem o Diabo em pessoa era capaz de fazer aos "filhos".
Não foi por acaso que a Universidade Americana que se serviu , instrumentalmente , da Faculdade de Medicina Dentária escolheu Portugal e a Casa Pia.
Talvez o tal embaixador Carluci conhecesse muito bem a Casa Pia...

2 comentários: