segunda-feira, 19 de março de 2012

Aumento dos combustíveis - Inadmissível - O Governo deve intervir

Os portugueses assistem a um aumento galopante dos combustiveis, sem justificação.
O Governo de Passos Coelho deve intervir e tabelar os preços.
Tabelar os preços dos combustiveis tem de ser a medida legislativa imediata a tomar.
Passos Coelho errou quando hoje disse que o Governo nada pode fazer.
Pode e deve.
Os combustiveis estão a ser objecto de políticas de concertação na venda ao público, contribuindo para o aumento do custo de vida intolerável.
Mais , o aumento dos preços dos combustiveis contribui para Portugal perder competitividade e beneficiar Espanha e as suas indústrias e serviços.
Por outra via, o aumento - louco - da gasolina e do gasóleo,  arrasta o aumento dos bens de consumo aos portugueses.
Um Primeirto Ministro, se  bem assessorado,  trava já o aumento dos combustiveis.
O ACP nesta matéria tem mais que razão.
O Governo não serve só para o deixa andar - , nem nos  Estados  liberais - e assistir de bancada a esta miserável e intolertável situação.
Passos Coelho parece que quer estar a prazo - curto - no Governo!
Se é assim que quer não será difícil.
Uma  coisa é os portugueses assistirem a baixa de salários,  cortes de subsidios, aumentos de taxas na saúde , outra ver esta situação dos aumento dos combustíveis.
Ou o Governo abre a pestana ou perde base social e política de apoio, de forma irreversível, porque os Portugueses  vão pensar que o Governo  não é Governo.


ADENDA (20/3/2012 - 16H56

O PSD já começou a tomar medidas, na Assembleia da República.

Veja-se aqui: http://www.tvi24.iol.pt/economia/combustiveis-psd-concorrencia-parlamento/1334622-4058.html

Mas não chega, ou melhor, é quase nada.

Tem de ser o Governo a tomar as medidas adequadas.
O aumento dos combustiveis é catastrófico para a nossa economia.
Passos Coelho tem de agir e impor preços tabelados.
Em qualquer Estado, por muito liberal que seja o regime, o Primeiro Ministro deve tomar as medidas necessárias para impedir o descalabro.
Nos combustíveis o que há é especulação desenfreada e  favorecimento a Espanha , em termos de competitividade.
O "Mercado" não pode ser o único mecanismo em qualquer Estado, pois a "mão invisivel " nunca substituiu  o Poder Político, seja nos EUA, seja na China, seja na Russia, ou  na India, e também não pode ser em Portugal.

O Governo deve reagir ou o PSD arrisca-se a ser varrido do Poder a curto prazo.

Como diz o Povo:  "Quem te avisa teu amigo é".

6 comentários:

  1. A incapacidade de os governos actuarem na área da (falta de) concorrência é já lendária em Portugal...

    ResponderEliminar
  2. E onde pára o dr Paulo Portas que há 3 anos vociferava (e bem) contra a autoridade da concorrência acerca do preço dos combustíveis.Nessa altura o petroleo chegou aos 170 usd mas os preços ao consumidor nunca bateram os actuais records e o barril agora está nos 130 usd.

    ResponderEliminar
  3. devia de intervir mas nao intervem.

    ResponderEliminar
  4. Olhe, Dr. Martins, o Governo já perdeu o estado de graça. Eu como votante do PSD estou desiludido. o Governo não actua, deixa andar. O aumento do IMI é para conservar todo o aparelho autárquico, povoado de incompetentes e corruptos. As fundações continuam e ninguem quer mexer nisso. As rendas da EDP continuam, mas cortam reformas miseráveis e salários. Os responsáveis pela situação continuam nos seus lugares e ninguém é responsabilizado criminalmente. A Maçonaria continua a traçar o rumo, pois é o Miguel Relvas quem manda no Governo. O povo tem de actuar, não pode estar à espera que estes politicos resolvam a situação, pois não resolvem. Os tachos continuam a ser distribuídos a gente partidária, sem perfil, nem formação. É ver quem são os administradoras das empresas publicas, como hospitais. Tudo gente do PSD. O povo tem de por termo urgente a este caos que dia a dia se agrava. A fome vai ser galopante, enquanto o aparelho politico-administrativo continua a crescer. Há politicos a mais, como deputados,presidentes de câmara, vereadores e outros eleitos que para nada servem. O PSD não mexe naquilo que deveria mexer. As boas intenções já desapareceram...

    ResponderEliminar
  5. Há já uns anos atrás os preços eram tabelados, ou melhor havia um valor máximo fixado pelo Governo. Curiosamente todas as gasolineiras alinhavam por esse valor. Assim todos ganhavam... ou melhor todos não. Irredutivelmente os consumidores "teimavam" em ficar a perder já que o estado por via dos impostos e as gasolineiras por via da margem de lucro ficavam sempre a ganhar.
    Mas ouviam-se os arautos defensores da economia de capital a defender a liberalização como sendo a forma de beneficiar os consumidores prevendo que a concorrência levasse a baixar os preços.
    Mas essas teorias não são válidas para a economia portuguesa onde os investidores querem obter o máximo de lucro no mínimo de tempo possível nem que com isso "rebentem" com o mercado. Se isso acontecer logo se verá... é a teoria do empurrar com a barriga.
    E o estado vir agora limitar os preços? O estado ganha com os preços altos, por via do IVA. A menos que se aperceba que, por via da quebra nas vendas, os valores de IVA cobrados descam de forma notória.
    Nessa altura veremos o estado a vir em defesa dos portugueses... ou em defesa do próprio estado.

    ResponderEliminar
  6. Somos completamente contra revoluções ou golpes de estado mas, que cada vez mais está a ser necessário lá isso está!!!!!
    Dizem que o Otelo está DOIDO????? Independentemente das razões que o levam a apelar a um golpe militar, desta vez, cada vez mais Portugueses acham que está com razão!!! Pena que os militares, Tendo como obrigação o garante da SOBERANIA NACIONAL, só atuem quando lhes tocam nos bolsos!!!! Embora só o Otelo, de uma forma direta, fale em intervenção das forças armadas, já muitos outros o defendem, embora não o façam publicamente!!!
    Cada vez se torna mais claro que, os partidos políticos, foram povoados por uma CORJA de BANDIDOS sem escrúpulos que, em nome deles, se têm aproveitado de Portugal e dos Portugueses, em beneficio próprio.
    Começa a ser altura de pensar em pegar nas ARMAS e ir para as ruas defender o que é nosso – PORTUGAL!!!!
    Esperemos que este governo tenha a inteligência de se aperceber da EXPLOSÃO IMINENTE e demonstre que não faz parte (ou que deixou de pertencer) da Corja de Mentecaptos e Bandidos que roubaram e roubam Portugal e as suas gentes!!! Assim esperamos!!!!

    ResponderEliminar