terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Carga Policial e detenção de sindicalistas - Quando a situação económica se degrada e há um Governo incompetente ....

É triste ver as imagens do confronto e da carga policial da PSP sobre os sindicalistas.
Três  coisas são bem claras:
 
1 - Se a PSP proibe a circulação num determinado espaço não pode haver desobediência, seja de quem for, ainda que a ordem seja incompreensível;
2 - Se for desobedecida a PSP tem  de agir,  sob pena de não haver ordem;
3 - A situação económica leva pessoas integras, como são a esmagadora maioria dos professores, a lutar pelos seus direitos.
 
A situação em Portugal está a ferro e fogo, as condições de vida desagradaram-se a níveis impensáveis e só foi possivel pelos níveis enormes de incompetência e corrupção, nepotismo.
Compreendo a posição dos professores, como compreendo a posição da PSP.
E lembro-me quando agentes da PSP carregaram contra agentes da PSP no Terreiro do Paço, no episódio "Secos e molhados" de triste memória.
Ambos, agentes da PSP e  professores  estão mal, até porque os polícias ainda ganham menos que os professores.
Junta-se a fome com a vontade de comer..
A culpa desta miserável e indigna situação a que se chegou em Portugal é do PS e do Governo.
Não podemos diabolizar os agentes da PSP, que cumpriram ordens.
Parece-me que os sindicatos ou programam a revolta como na Tunisia, ou então têm de acatar as ordens da PSP, ainda que lhes pareça ilegal.
O que não podem é desobedecer, porque os agentes da PSP seriam responsabilizados se não fizessem cumprir as ordens que receberam das chefias.
 
Uma tristeza este Portugal , que exige que a Assembleia da República seja dissolvida,  o mais rápido possível,  e que se dê a voz ao Povo para votar.
 
É fundamental mudar de políticas e de políticos.
 

10 comentários:

  1. O Dr. JMM está-se a esquecer do «direito de resistência», consagrado no Artº 21º da CRP...
    E não me interessa que a PSP esteja ou não a cumprir ordens (isso sempre serviu de desculpa para as maiores atrocidades), pois se essas ordens são ilegais e atentatórias do bem comum (dos portugueses, entenda-se, e não do «governo» que há muito os deixou de representar), todos temos o direito de lhes resistir: «Todos têm o direito de resistir a qualquer ordem que ofenda os seus direitos, liberdades e garantias e de repelir pela força qualquer agressão, quando não seja possível recorrer à autoridade pública. » O que é o caso.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Caro Carlos Portugal

    Tenho o maior respeito e consideração pelos professores e pelos funcionários públicos e lamento o que aconteceu, como resulta do texto do post.
    Resta-me esperar os juizes aceitem a posição de "direito de resistência" mas tenho enormes dúvidas.

    Boa sorte e cumprimentos,

    ResponderEliminar
  3. Dr. Martins: Essa de "cumprir odens" ecoou nos julgamentos de Nuremberg. Por vezes, é necessário desobedecer às ordens, quando legais, mas ilegitimas. Aristides Sousa Mendes foi expulso da carreira diplomática por não "cumprir odens", legais, mas desumanas, provindas do Governo de Salazar. Magalhães Colaço defendia, mesmo num estado legal, o direito à desobediência, quando ordens , mesmo que legais, são ilegítimas e desproporcionadas. Daí o direito à resistência. A PSP ontem, pareceu-me uma policia do antigo regime. Fez-me lembrar a resistência estudantil em Coimbra antes de 25 de Abril de 1974.Agia com fúria, com violência, como se estivesse a tratar com criminosos. Sócrates e o Governo deveriam ser julgados pelos crimes de gestão ruinosa que têm cometido e que vêm lançando o povo no sofrimento e na miséria.

    ResponderEliminar
  4. Isto é apenas o principio daquilo que nos pode esperar, quando nos manifestar-mos pelos nossos ideais, ñão é á toa que os nossos direitos liberdades e garantias têm sido apalpados, como no caso de um projecto de lei em que tenciona criminalizar por "incitamento" publico, a coberto do terrorismo, PORTUGAL ACORDA

    ResponderEliminar
  5. Não concordo com nenhum comentário dos interlocutores, mas quem fica mal na fotografia é sempre a PSP.Mas a PSP tem que cumprir ordens e essas não podem nem devem ser desobedecidas. Embora e às escuras do caso,esteja a opinar, porque não estivera presente, limito-me a comentar as imagens. Então vejo uma componente humana a avançar para uma área restrita não permitida pela PSP. Os cidadãos, no uso dos seus direitos, esquecem os seus deveres que é respeitar a autoridade. Pareceu-me que houve desentendimentos. Não me apercebi que à frente daquela massa humana, houvesse dirigentes organizados que pudessem evitar os confrontos, mas sim ateadores incendiários. A PSP, só se delimitou a cumprir um dever - a imposição da ordem que recebera.

    ResponderEliminar
  6. Concordo inteiramente com o comentario ultimo!...Quando há fome e desemprego,e sem dinheiro para se dar alimento aos filhos,temos que as infringir mesmo penalizando terceiros.

    ResponderEliminar
  7. Meu caro Dr. JMM o que se passou é assim a modos que um espelho da 'realidade tuga' onde parece que as coisas entram numa dimensão surreal.

    1º Um plenário sindical feito na rua.

    2º Dirigentes sindicais que, findo o dito plenário, queriam descer a rua pois era mais perto dos transportes.

    3º Policias complicativos sem a mínima noção do que estão ali a fazer

    4º Nem as cargas policiais nem a violência social cumprem os mínimos Europeus. LOL

    ResponderEliminar
  8. Eu gostaria de perguntar aos comentadores que defendem a posição da PSP, quantas revoluções já foram feitas sem desobedecer ás autoridades?
    Que papel deve ter 1 agente da autoridade aquando lhe é dada uma ordem ilegítima?
    Quando foi a cimeira da NATO em Lisboa, foi emitida uma declaração da parte da PSP a informar que iriam deter todos aqueles que se manifestassem de cara tapada mesmo que nada houvesse na lei que fosse contra...Mas então que estado de direito é este? Pode-se proibir e deter mesmo que não haja lei?..E ainda temos compatriotas que defendem estas posições por parte da PSP!
    No entanto, quando forem eles a manifestarem-se contra algo que lhes toca a eles, já não acharam lá muito bem estas posições anti-democráticas por parte da PSP e aí lamentar-se-ão por antes terem sido complacentes com estas tomadas de posição.

    No comentário do JMM onde diz "" Resta-me esperar os juízes aceitem a posição de "direito de resistência" mas tenho enormes dúvidas."" ...Sabe porque tem enormes dúvidas? Porque infelizmente os Juízes e a PSP não defendem o direito dos cidadãos, defendem o direito do Estado pois foram criados como uma ilusão para proteger o estado de suas atrocidades em ultimo caso.
    Hoje em dia quem tem como ilusão ganhar 1 processo importante contra o estado? Ninguém, pois sabem que em ultima analise, os Juízes defenderam sempre o estado.

    A PSP tem que se mentalizar que actualmente está em campanha 1 plano para se chegar a 1 governo mundial, destruindo completamente as sociedades, suas raízes e suas morais para construir tudo de novo.
    O lema desta elite é e sempre foi, do Kaos vem a Ordem...mas para se elevar a Ordem que pretendem, necessitam 1º de criar o Kaos e é isso que está a acontecer, tanto com a economia, como com a moral, raízes, fronteiras, religiões, moeda etc.
    De certeza absoluta que o JMM e muitos comentadores já viram isto por cima de 1 tribunal ou em algum sitio..."" ORDO AD CHAOS ""

    A PSP está a ser utilizada como bombo entre o estado e a população...e o mais engraçado é que se está a iludir e a pensar que os governos terão alguma consideração ou respeito por eles quando as autoridades, no fim, serão um dos grandes responsáveis por defender as costas a estes tiranos que roubam o povo e eles fazem parte do povo.
    Ás autoridades deixo esta reflexão...NÃO SE ESQUEÇAM QUE VOCÊS, SERÃO RESPONSÁVEIS PELA PLUTOCRACIA QUE ESTÃO A DEFENDER E QUE ESTA SERÁ RESPONSÁVEL PELA CRIAÇÃO DA PRISÃO EM QUE OS VOSSOS FILHOS E NETOS TERÃO QUE VIVER EM CONJUNTO COM OS MEUS FILHOS E NETOS NO FUTURO, POR ISSO PENSEM...PENSEM SE VALE A PENA DEFENDER AS COSTAS A ESTES QUE VOS IRÃO TRAIR NO FUTURO...COMO SEMPRE O FIZERÃO

    Nuno

    ResponderEliminar
  9. Streetwarrior
    Afinal qual é o papel da PSP?
    Lamentavelmente, temos uma autoridade que não está completamente orientada para resolver as questões individuais dos cidadãos. As policias atuam em conformidade com as ordem vindas de cima e não ao minimo dever - que é somente cumprir a legislação. Eu vesti a farda da PSP. Saí porque não servia de palhaço à instituição. Recentemente e por incúria no cumprimento do dever, esta policia que defendo, vasculhou-me a casa. quer saber os motivos? Durante anos vive na selva da vizinhança. Várias as queixas apresentadas na PSP, CM entre outros. Ao fim de 10 anos passei-me e escrevi uma carta a várias autoridades deste país, dizendo:-alguém será responsabilizado se algo acontecer por ninguém ter agido. Dias depois tive o resultado, com mandado de busca a minha casa, assinado por um MMº. Fui logo constituido arguido num caso que as policias deveriam ter a capacidade de agir, mas viram-se frágeis

    ResponderEliminar
  10. José
    Afinal qual é o papel da PSP?

    Aquilo que diz é realidade, infelismente, muitos PSP´s pensam que por usarem Mascara ( Uniforme ) durante parte do dia como sua profissão, julgam-se diferentes do povo.
    No Entanto, muitos desconhecem que a Policia, polícia por consentimento do povo e serve para defender a legislação e a constituição, não para agir á vontade e á revelia do seu voto de juramento em beneficie de uma classe politica que se lhes ordenar uma ordem ilicita ou que ultrapasse as suas funções, muitos o farão com medo de represálias.
    Mas reparemos numa coisa, tudo isto está planeado para ser assim, por isso que os comandantes supremos das forças, são-no por indicação politica, não por elevação ao poder por parte de seus colegas profissionais.
    Muitos deles, nem carreira de policias tiveram, nunca contactaram com o povo directamente na rua, saber as suas privações e necessidades.

    Vou lhe deixar 1 link de um artigo no meu blog para analisar e a todos aqueles que o quiserem fazer.

    http://espirra-verdades.blogspot.com/2010/09/somos-humanos-ou-pessoas.html

    1 abraço

    ResponderEliminar