quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Fim à colonização de Ceuta e Melila - Marrocos está em cima de Espanha - O Parlamento Marroquino instou o Governo a rever todas as relações com Espanha

O Reino de Marrocos está mais que nunca decidido a que Espanha deixe de colonizar as cidades de Ceuta e Melila .
O Parlamento de Marrocos pediu ao Governo para rever todas as relações  com Espanha.
O Povo de Marrocos quer Ceuta e Melila , quer  o fim da ocupação espanhola.
O que é natural, pois Espanha também exige do Reino Unido a devolução de Gibraltar.
Portugal deve exigir - alto e bom som - a entrega de Olivença e seu termo, território nacional ocupado ilegalmente por Espanha.
Portugal não pode ter medo de exigir a Espanha a devolução de Olivença.
Um Povo curvado não é respeitado.
Aliás, Portugal deveria rever as suas relações com Espanha, terminar a servidão energética - o MIBEL - apostar em relações mais fortes com Marrocos, a Argélia, Itália, França, Reino Unido e todos os países da CPLP.
Uma das grandes causas do nosso subdesenvolvimento é estarmos - e a nossa economia - nas mãos de Espanha.
Olivença é terra portuguesa. Os espanhóis cometeram genocidio em Olivença, afastando a população originária e colonizando-a com gente de outras terras , para melhor reinarem.
Fim ao colonialismo espanhol.

6 comentários:

  1. Ó caro Dr., tendo em conta o estado em que nos encontramos, acha que a questão de Olivença é assim tão importante ?
    Deixe lá essa fixação com Espanha, que isso não leva a nada.
    Tivéssemos nós, Portugueses e Espanhois, sido mais inteligentes no passado, e a fusão dos dois países num só, faria de nós todos, hoje, a maior (leia-se, melhor) nação Europeia.
    É obvio que esse cenário é hoje totalmente descabido, assim como descabida é a subserviência destes "Chuchalistas" em relação a Espanha, mas se atentarmos bem, em termos históricos e culturais, é mais o que aproxima os dois povos, que aquilo que os separa.

    ResponderEliminar
  2. antes morto que espanhol

    ResponderEliminar
  3. Caro Eduardo Miguel Pereira

    A questão de Olivença é importante.
    A fixação com Espanha leva a muito sitio.
    Um Povo nunca esquece.
    Lembro-lhe que a Grécia esteve cerca de 400 anos sob o jugo da Turquia.
    Hoje em Espanha há um debate sobre a questão de Ceuta e Melila.
    Pois bem, quando os espanhóis dizem que Marrocos só existe como Estado desde 1956,há quem nos debates lembre que todo aquele espaço era uma unidade , desde o Rio Senegal até Malaga!
    O que não pode é acontecer que Portugal, por medo, meta a cabeça na areia e os Políticos actuem como se a Questão de Olivença não existisse.
    E já Espanha - o Zapatero foi logo a Londres tratar disso -não largue a reivindicação sobre Gibraltar, que perdeu numa guerra contra os ingleses.
    Pois bem, nós perdemos Olivença numa guerra, em 1801, contra os espanhóis - que faziam de ponta de lança dos franceses de Napoleão - e que depois foram ocupados, o irmão de Napoleão foi Rei em Espanha, mas Espanha nunca devolveu Olivença, apesar de condenada a fazê-lo.
    Em termos históricos e culturais nós não temos grande coisa a ver com os espanhóis, a não ser com a Nação galega.

    ResponderEliminar
  4. Só por curiosidade, gostava de saber o que pensam do assunto os naturais e habitantes de Olivença.

    ResponderEliminar
  5. <caro anonimo 4,fala o anonimo 2, é claro que actualmente são Espanhois e terão todo o orgulho em sê-lo (e acho muito bem), no entanto aquilo é terra Tuga, tal como Gibraltar é terra Espanhola, ainda que habitada por Ingleses, que são subditos de S Majestadade mas que estão a ocupar terra Espanhola que terá de ser devolvida, tal como Olivença.

    O José Maria Martins penso eu que está enganado, os Espanhois não foram condenados (penso eu ASSim de memória), os prórpios Espanhois acordaram com os tugas(nós) em tratado, a devolução, que nunca aconteceu

    ResponderEliminar
  6. Olivença é Terra Portuguesa, retirada cobardemente ao Nosso Território pelos Espanhóis com a conivência de vários Estados Europeus que se diziam e dizem nossos aliados, e tem de regressar a Portugal.

    Quais "tugas(nós)"??? Eu sou PORTUGUÊS, e não admito ser tratado por outro nome!!!

    ResponderEliminar