quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Greve Geral - Inutilidade ou a prova que a UGT e a CGTP não defendem os trabalhadores

A UGT e a CGTP marcaram  greve geral.
A greve nestas circunstâncias só prejudica os trabalhadores.
Prejudica porque o único efeito é perderem um dia de trabalho, pois  face aos condicionalismos econónicos  externos o Governo vai cortar nos salários, nas pensões, nos abonos, aumenta os impostos.
A greve geral apenas  existe para as centrais sindicais marcarem posição.
A CGTP está enfeudada ao PCP e serve os interesses dos seus dirigentes.
A UGT está enfeudada ao PS e teve de ir a reboque para não perder a fatia dos trabalhadores que são sindicalizados nos siundicatos afectos.
Um dos grandes problemas nacionais é que é o PCP que molda o agir dos sindicatos da CGTP.
A UGT enquadra os outros trabalhadores, mas faz de correia de transmissão do PS.
Nem a CGTP nem a UGT defendem os trabalhadores, mas apenas os interesses pessoais e politicos dos seus dirigentes.
Carvalho da Silva  da CGTP,  e o João Proença  da UGT vivem como meras correias de transmissão dos partidos em que estão filiados.
Ambos têm um discurso gasto, velho, não adaptado aos tempos modernos.
Portugal enquanto tiver sindicalistas - por exemplo no caso dos professores - profissionais, que há décadas não ensinam , apenas fazem sindicalismo , não vai a lado nenhum.
Os sindicatos têm de fazer a batalha da produção, da produtividade, pois só dessa forma há capacidade de impor melhores condições de vida para os tabalhadores.
Portugal tem uma CGTP que é um resquício  do comunismo internacional.
Esta greve é uma perda de tempo  e só tem efeitos nefastos no sector público - os funcionários públicos sabem que têm o trabalho assegurado - e nas empresas de transportes.
O resto do país fica refém da CGTP,  mas os trabalhadores além de perderem o salário do dia da greve não têm qualquer benefício.
O actual sistema tem de ser mudado no sentido de haver mais trabalho, mais horas de trabalho e então mais salários, mais benefícios.
O Mundo Ocidental foi ultrapassado pelos países asiáticos, onde os trabalhadores têm mais horas de trabalho e produzem a preço mais baixo.
As coisas têm de ser novamente vistas, porque o tempo em que era o Ocidente a mandar acabou.
Hoje é a China, a India, a Indonésia, a Malásia , a Rússia que dominam.
A CGTP e a UGT deveriam antes trabalhar no sentido de a produção ser superior, de a agricultura produzir bens, de as pescas produzirem bens.
Um trabalhador da Groudforce ou de um ministério entrar de serviço e logo a seguir ir tomar o pequeno almoço não pode continuar.
Tem de haver mudanças na mentalidade.
Eu trabalho mais de 10 horas por dia. Os juízes trabalham mais de 10 horas por dia. Qualquer médico ou engenheiro trabalha mais de 10 horas por dia.
A CGTP e a UGT têm de mudar de filosofia.
Os trabalhaores devem ter bons salários mas a nível da produção e da atitude laboral há que mudar.
Quando a CGTP deixar de ser uma filial do PCP as coisas mudam.
A greve só serviu para manter no Poder os dirigentes da CGTP e da UGT. Nada mais.
O novo sindicalismo tem de estar associado à produção.
Portugal  já não tem colónias e ou produz ou se torna ainda  mais um território da Espanha, da Alemanha ou da França.
 
 
PS:
Para os que me criticaram aqui fica a posiçao de D. Manuel Martins, Bispo de Setúbal: http://aeiou.expresso.pt/d-manuel-martins-preferia-manifestacao-contra-o-governo=f617612

17 comentários:

  1. Caro Viriato

    Ao menos nós vamos ganhar... em Israel com o nosso Glorioso SLB!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. "Portugal já não tem colónias e ou produz ou se torna ainda mais um território da Espanha, da Alemanha ou da França."
    Isso só nunca vai acontecer porque estes países também já têm os seus problemas e não precisam de mais um.E que problema!
    Quanto ao resto estou de acordo.

    ResponderEliminar
  3. Cito um extrato de um poema de José Carlos de Vasconcelos:
    "...........................
    Quero para nós esta coragem,
    Três mais quatro igual a sete!
    Quero para nós esta coragem,
    Agulha de sol na paisagem,
    Matemática dos que agem,
    Voz que a Terra repete...
    .........................
    Quero para nós esta alegria,
    Este sabor a lágrimas e a festa,
    Quero para nós esta alegria
    E com mãos, fúria, raiva, melancolia,
    Multiplicar a esperança que resta!"

    Concordo e tenho algo mais a dizer, mas hoje não é possível.

    ResponderEliminar
  4. dr para quando a obrigacao de os comunistas da inter contratarem cobradores das quotas sindicais. mais acabar com os descontos das cotas ser da obrigacao da entidade patronal. e verao os lucros a baixar. ja agora quanto ganha o carvalho da silva? o analfabeto

    ResponderEliminar
  5. quanto ganha o carvalho da silva bem como o joao eng da ugt.

    ResponderEliminar
  6. Caros amigos

    O Carvalho da Silva e o João Proença , e os outros, não defendem os interesses dos trabalhadores.
    São políticos que vivem à custa das angústias dos trabalhadores.
    A CGTP e a UGT nada fazem de útil para os trabalhadores.
    Ao contrário!
    As centrais sindicais são parte do problema que é o sistema político português.
    Tem de haver novos sindicatos, com novos dirigentes e programas de actuação.
    As coisas não estão bem . Vivemos num mundo em que para os trabalhadores terem regalias adequadas é necessário esforço, ambição, orgulho, vontade de vencer e de bem fazer.
    Carvalho da Silva já nem se percebe.
    João Proença é o homem do PS para controlar os sindicatos da UGT.
    Nem sei se esta gente trabalha em algum lado.
    O Carvalho da Silva e o João Proença devem revelar quanto recebem por mês e onde trabalham!
    O sindicalismo da CGTP e da UGT fede.
    Depois esta gente tem assento em várias organizações e controlam os trabalhadores.

    ResponderEliminar
  7. Caro Doutor, concordo com o que diz sobre a greve. Eu não fiz greve pois compreendi que os sindicatos se estão burrifando para os trabalhadores e querem é marcar posição. Não lhes dei o meu apoio. Sobre o aumentar as horas de trabalho não creio que seja a solução pois já há muito desemprego e excesso de produtos. Se se aumentar as horas de trabalho creio que mais desemprego haverá. Quem precisa de mudar é a China e outros países onde se explora as pessoas. A solução era proíbir a entrada dos produtos desses países na Europa enquanto eles não dessem aos seus trabalhadores os mesmos direitos que havia na Europa. Querer que todos tenham uma vida sem qualidade e de escravidão porque outros a têm creio que é um erro. Vemos que no passado os escravos é que procuraram ser livres e não foram os livres que procuraram ser escravos. Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Pois... o Eric Cantona é que tem razão, diz ele que sacar o nosso dinheirinho todo da Banca é que era um grande rombo no "sistema"!
    E eu, também, diria boicotar as Brisas e Brisinhas e, assim, empanturrar as estradas de modo a fazer isto parar de vez, andar mais a pé e de transportes públicos para que eles rebentassem, uns por excedência de combustível e os outros por falta de frotas organizadas e capazes de dar resposta às necessidades duma economia que se quer dinâmica... todos os dias.
    Há tanto por onde se agarrar estes abutres, por exemplo, não votar! Sim, não votar ou simplesmente, votar nulo. Pois se não há (vejo) ninguém capaz e impoluto em quem o fazer, a minha consciência não me permite votar num "qualquer camelo" que, sei, nada irá fazer em prole da grei, mas, só em si, seus apaniguados e "patronos", ainda que venha enfaticamente "pregar" o contrário. Já só cai quem quer.
    Greves, Sindicatos... a própria palavra tornou-se um tanto sinistra...
    Isto já nem de podre cai!... Vamos é mirrar como os figos, porque, por aqui e apesar de tudo, também o "açucar" ainda é muito e generoso...
    Tristeza de gente esta... tudo um bando de lobos, disfarçados de cães de guarda, rotweillers, boxers, pinchers anões, dobbermans, etc., etc... mas todos, pequenos e grandes, já com dentadas "orçamentadas" e terríveis, no resto do verdadeiro rebanho desta desorientada e real carneirada.

    ResponderEliminar
  9. há alguns pontos que concordo no que escreveu, noutros acho que está completamente errado.

    o carvalho da silva vem afirmando precisamente que este caminho, este rumo da união europeia está completamente errado e vai levar à desgraça e miséria o nosso país. o trabalho tem de ser preservado, criar, inovar e produzir de maneira a que surjam novos empregos.

    acha que trabalhar mais é solução? tanto critica a esquerda, o comunismo e no entanto quando convém escreve que os trabalhadores chineses trabalham chis horas dia, enfim.

    eu também trabalhei anos das 08:00 às 24:00, quando se justificou, hoje nem consigo trabalho por vezes para metade dos dias da semana, portanto mais horas menos emprego, é simples.

    agora se disser que no tempo útil de trabalho, o trabalhador tem de produzir, completamente de acordo. mas há trabalhos e trabalhos, por exemplo camionistas andam aí na estrada das 5h até à meia noite uma da manhã. há funcionários públicos que não fazem puto, mas outros não têm mãos a medir e trabalham bem, mesmo muito bem, em todas as profissões existem os bons, os maus, os honestos...

    de qualquer maneira é muito fácil mandar umas papaias para o ar, eu trabalho 10 h. queria ver se auferisse um salário michuruca se o discurso seria o mesmo.

    um leitor assíduo do seu blog e que resolveu comentar, para mim, o menos conseguido trecho, mas como é hábito não deixa ninguém indiferente.

    f.gonçalves

    ResponderEliminar
  10. @ 18:46 e @18.48 - penso que é o mesmo.

    Com que então o Carvalho da Silva é o analfabeto e o João é eng.?
    Então está bem.

    ResponderEliminar
  11. Caro
    Dr. Martins,
    O problema não está nos dirigentes sindicais, da UGT, da CGTP, nos políticos, está nos portugueses comuns que não passam na sua maioria de pessoas sem qualquer consciência da sua força e da sua vontade, pensam com os pés, "para que me hei-de chatear se não resolvo nada?", é assim que pensa uma grande maioria da população deste país, daí, que seguindo aquele velho provérbio "em terra de cegos quem tem um olho é rei", está tudo dito.
    Desde há uns anos, que tenho trazido aqui a outros locais a minha opinião, que infelizmente, tem coincidido com a realidade, e esta greve não fez mais do que confirmar isso mesmo, uns tantos interesses partidários entenderam que tinham de ter mais protagonismo e vai de mobilizar centrais e sindicatos para fazerem esta palhaçada, mas, pergunto eu: qual foiou vai ser o resultado prático disto, para além de muita gente ir receber uns euros a menos no fim do mês???
    Nada, não vai adiantar nada porque não são as greves que resolvem seja o que for na situação em que nos encontramos, manifestações maciças sim, mas com pés e cabeça não palhaçadas como o que tem acontecido, e acima de tudo, uma ameaça muito concreta de não votação nos partidos do sistema, mas, upsss... então não são os partidos do sistema, aqueles que comem com os outros na mesma manjedoura, que afinal organizam estas greves!!!???
    Mas então qual é o resultado prático se são os partidos do sistma a organizarem estas fantochadas?
    É fácil, é para dar a sensação aos patós dos portugueses, de que eles (partidos/centrais/sindicatos) estão a defender os trabalhadores, MENTIRA!!!, não estão a defender nada, estão é a defender os tachos deles, aliás, basta dizer que Carvalhos, Proenças e Cª Ilimitada, estão agarrados aos tachos que nem umas lapas, será que não há mais gente competente para esses lugares senão eles, ou aquilo são lugares vitalícios???
    (continua)

    ResponderEliminar
  12. (conclusão)
    Mas mais, estas "greves gerais" funcionam como válvulas de escape, o pessoal anda aborrecido com a situação e andava ansioso por se mostrar que tinha poder, que era "o povo quem mais ordena", TRETAS!!!, fez-se a festa, atiraram os fogutes, apanharam as canas e no fim pagaram (ou vão pagar) as contas, e anda o pessoal que alinhou na festa, todo contente sem perceber que apenas fizeram figura de parvos e no fim do mês vão ser menos umas coroas que levam para casa e que em muitos casos tanta falta lhe vão fazer.
    Mas ainda se consegue outra finalidade, as pessoas como irão verificar, nada desta farândola lhes vai adiantar nada, ainda não perceberam, que quem está a governar nao são os políticos, não são os Sócrates, os Cavacos Silva, nem outros, são os lóbis dos grandes bancos e dos grandes empresários supervisionados pela UE e pelo FMI representantes dos grandes agiotas internacionais, e quando se derem conta que andaram a perder tempo e dinheiro, que nada vão fazer para impedir os que nos espera, irão desmobilizar para futuras greves ou manifestações, ou seja, a sensação da inutilidade destas acções irá desinteressar por completo as pessoas que dessa forma se sentiram frustadas e assim ficam desmotivadas para situações futuras.
    Quanto a mim - que frequentei a escola em que muitos desses capatazes frequentaram, com a diferença que a frequentei, em muitos casos, muito antes deles e já tirei a licenciatura, o mestrado e estou a acabar ao doutoramento - sei perfeitamente qual o fim pretendido, e o resultado falará por mim e dar-me-á razão.
    O único caminho - que pouco ou nada adiantará mas traria um completo desprestígio a estes políticos de caca - seria os portugueses apresentarem-se a todas as votações e votar nulo, dessa forma, os politicozecos de polichinelo cá do quintal seríam humilhados internacionalmente e então talvez começassem a perceber que são eleitos para defender a Nação e o povo português e não lóbis de quem quer que seja, caso contrário, mais vale para a próxima "greve", que contratem os "Quins Barreiro" cá da terra e façam uma festora em grande, sempre se irão divertir mais, já que são eles a pagar as despesas...
    Cumprimentos.
    LUSITANO

    ResponderEliminar
  13. Toda a retórica da esquerda mantém-se praticamente inalterada desde o 25 de Abril de 74. A população legitimamente ansiosa de rápida ascensão económica e social é o seu mercado alvo e instrumento de afirmação política da esquerda radical.

    A esquerda moderada, refém desta estratégia por força da necessidade de consolidação do eleitorado à sua esquerda, quando em ação governativa, acaba por dar acolhimento às sucessivas reivindicações dos radicais, agravando continuamente os encargos, bem acima dos que a economia comporta. Com o País na insolvência, continuam a exigir aumento de ordenados como solução para ultrapassar a atual crise! Pelos vistos, atribuir a categoria de ciência à economia não passa de um eufemismo!

    O que é caricato é que as corporações que mais uso fazem da greve são as de melhor condição sócio-profissional, constituindo uma inversão desse "sagrado" direito. Com efeito, reconhecida originalmente como legítimo recurso dos operários em condições infrahumanas, nos primórdios da revolução industrial, servem hoje, por exemplo - pasme-se - os Pilotos da Tap que, alegadamente, auferem remunerações de cerca de oito mil euros mensais! Com o apoio do PCP e da Intersindical!!!
    E os Maquinistas da CP, mais os funcionários da Carris, e os da Soflusa, mais os Enfermeiros, e os Professores, e alguns sindicatos Médicos...!

    O facto é que o PCP e a Intersindical controlam os setores estratégicos do País; transportes, saúde e ensino, mantendo-o refém da sua agenda política. Desta forma, quanto a mim, subvertem o funcionamento do regime democrático, pois constituem um dos mais poderosos poderes de facto - a par dos citados pelo Lusitano - bloqueador dos poderes legitimamente constituídos.

    A guerra civil esteve por um fio em 25/11/75!Em lugar das poderosas forças militares que lhe eram fieis, o PCP, através da Intersindical, controla agora os setores estratégicos do País não hesitando em utilizá-los, induzindo perigosa instabilidade económica e social.

    Como é óbvio, são muitos e diversos os fatores de insucesso da terceira República. Do lado oposto, não faltam gravíssimas agressões ao Regime, que têm de ser combatidas. Mas não desta forma, que, como diz JMM, apenas serve os interesses do PCP, seus satélites e corporações melhor instaladas, sendo os grandes prejudicados o Povo humilde que repetida e hipocritamente dizem defender!

    Há que perceber as coisas simples; "em economia, o ajustamento ocorre sempre", disse, recentemente, Hernâni Lopes. Se os salários sobem cima da competitividade, um dia terão de baixar!

    Outra coisa é a equilibrada distribuição de rendimentos. O que se passa em Portugal é indecoroso e desmascara muitos dos alegados e autoproclamados progressistas - "incansáveis combatentes contra o alegado fascismo" - que enriquecem como "nababos" à sombra das autoproclamadas lutas e do Zé Povinho, alegado "objeto” das suas canseiras atuais e passadas"!

    A indignação é tremenda, por muitas razões. Demasiadas para referir neste espaço. Por exemplo; não aceito que um "xico-esperto", CEO de uma empresa estratégica semi-monopolista, venha dizer publicamente que merece os seis milhões de euros anuais - entre remunerações, alcavalas e prémios - seja a que pretexto for, num país onde o ordenado mínimo não chega a 500 euros e o médio ronda os 800!

    Apetece-me dizer um palavrão e dar um murro no computador!

    E por aqui me fico.

    ResponderEliminar
  14. Oh António Barreto, só faltou dizer que o xico-esperto do CEO era do PCP!
    Não era o pobre do computador que devia levar um murro. Para acordar!

    ResponderEliminar
  15. Anónimo das 0046,

    Enfiou a carapuça até aos tornozelos e está de má fé.Eu sei que as verdades doem e, por este andar,acabaremos todos ao murro.

    ResponderEliminar
  16. "E os Maquinistas da CP, mais os funcionários da Carris, e os da Soflusa, mais os Enfermeiros, e os Professores, e alguns sindicatos Médicos...!"

    Até concordo com grande parte do que escreveu, mas por 60 mil enfermeiros no mesmo saco é igual a dizer que os advogados são todos iguais, logo,uma frase sem sentido!

    ResponderEliminar