sexta-feira, 7 de maio de 2010

A situação de Portugal é PIOR que a da Grécia - já antes chamei a atenção para isso.

Cavaco Silva -  o grande responsável de o PS estar  a destruir Portugal há 5 anos, pois tem sido o grande apoio de Sócrates - não falou verdade aos portugueses.
Quando há pouco mais de um mês Cavaco Silva disse que é professor de economia e por isso sabia que Portyugal estava melhor que a Grécia, ou errou na análise ou faltou deliberadamente à verdade aos portugueses.
Eu na altura fiz um post neste blogue a dizer que Portugal está pior que a Grécia.
Porque eu conheço muito bem a Grécia - adoro filosofia , drama, comédia e cultura grega e há anos que lá vou - e porque os gregos são  diferentes dos portugueses.
Trabalham mais,  têm  um país mais dificil de governar que Portugal, mas produzem mais.
Eis que o Bastonário dos Economistas disse precisamente o que eu escrevi:
Portugal está pior que a Grécia!
Para Cavaco Silva tudo está bem!
Desde logo ele vive à grande e à francesa.
Depois é um dos grandes culpados , senão mesmo um dos dois maiores - Mário Soares e Cavaco Silva -  pela horrível miséria em que caiu Portugal.
Veja-se que Cavaco Silva nem coragem teve para falar com Dias Loureiro no sentido de ele abandonar o Conselho de Estado.
Cavaco Silva faria um favor aos portugueses se dissesse já hoje que não está em condições para se candidatar de novo.
Por mim o Dr. Fernando Nobre  é o cidadão, prestigiado, honesto, que melhores condições reúne para ser Presidente da República.
Os portugueses têm de abrir os olhos.
O PSD deve desmamar-se de Cavaco Silva, que destruiu a credibilidade do PSD e contribuiu para a demissão de Santana Lopes.
Cavaco Silva não é uma mais valia.
Cavaco Silva é passado - ainda há uns dias foi enxovalhado na República Checa! - e será sempre um entrave a mudanças.
Cavaco Silva é o grande responsável pelo facto de Sócrates ainda ser Primeiro Ministro, com a cauda de miséria, de pobreza , de injustiça, de iniquidades a que os portugueses assistem.
Tenham vergonha , portugueses.
Vamos correr com esta gente que não reune condições para exercer os cargos.
Basta de milhões de pobres, basta de políticos vígaros; basta de políticos corruptos;basta de políticos incompetentes;  basta de fome,basta  de subdesenvolvimento; basta de mentiras.
Portugal!

ADENDA:
Percorrendo a bllogosfera vi o site braganzamothers: Vale a pena ver: http://braganzamothers.blogspot.com/

9 comentários:

  1. Meu caro, concordando consigo, permita-me discordar no seguinte parágrafo:

    "Cavaco Silva é o grande responsável pelo facto de Sócrates ainda ser Primeiro Ministro, com a cauda de miséria, de pobreza , de injustiça, de iniquidades a que os portugueses assistem."

    O PSD, pelo tempo que demorou até arranjar alguém em condições para o liderar, também deu uma grande ajuda!

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Não confirmei se os valores estão correctos...mas mesmo pecando por excesso, é um roubo.

    _____________________________________________________________
    A Lei 2105

    Corria o ano de 1960 quando foi publicada no "Diário do Governo" de 6 de Junho a Lei 2105, com a assinatura de Américo Tomaz, Presidente da República, e do Presidente do Conselho de Ministros, Oliveira Salazar.
    Conforme nos descreve Pedro Jorge de Castro no seu livro "Salazar e os milionários", publicado pela Quetzal em 2009, essa lei destinou-se a disciplinar e moralizar as remunerações recebidas pelos gestores do Estado, fosse em que tipo de estabelecimentos fosse. Eram abrangidos
    os organismos estatais, as empresas concessionárias de serviços públicos onde o Estado tivesse participação accionista, ou ainda aquelas que usufruíssem de financiamentos públicos ou "que explorassem actividades em regime de exclusivo". Não escapava nada onde houvesse investimento do dinheiro dos contribuintes.

    E que dizia, em resumo, a Lei 2105?

    Dizia que ninguém que ocupasse esses lugares de responsabilidade pública podia ganhar mais do que um Ministro. Claro que muitos empresários andaram logo a espiolhar as falhas e os buraquinhos por onde a 2105 pudesse ser torneada, o que terão de certo modo conseguido devido à redacção do diploma, que permitia aos administradores, segundo transcreve o autor do livro, "receber ainda importâncias até ao limite estabelecido, se aos empregados e trabalhadores da empresa for atribuída participação nos lucros". A publicação desta lei altamente moralizadora ocorreu no Estado Novo de Salazar, vai dentro de 2 meses fazer 50 anos. Catorze anos depois desta lei, em 13 de Setembro de 1974 (e seguindo sempre o que nos explica o livro de Pedro Castro), o Governo de Vasco Gonçalves, recém-saído do 25 de Abril, pegou na ambiguidade da Lei 2105 e, através do Decreto Lei 446/74, limitou os vencimentos dos gestores públicos e semi-públicos ao salário máximo de 1,5 vezes o vencimento de um Secretário de Estado. Vendo bem, Vasco Gonçalves, Silva Lopes e Rui Vilar, quando assinaram o 446/74, passaram simplesmente os vencimentos dos gestores do Estado do dobro do que ganhava um Ministro para uma vez e meia do que ganhava um Secretário de Estado.

    O Decreto-Lei justificava a correcção pelo facto da redacção pouco precisa da 2105 permitir "interpretações abusivas" permitindo "elevados vencimentos e não menos excessivas pensões de reforma". Ao lermos esta legislação hoje, dá a impressão que se mudou, não de país, mas de planeta, porque isto era no tempo do "fascismo" (Lei 2105) ou do "comunismo" (Dec. Lei 446/74). Agora, é tudo muito melhor, sobretudo para os reis da fartazana que são os gestores do Estado dos nossos dias.

    Não admira, porque mudando-se os tempos, mudam-se as vontades, e onde o sector do Estado pesava 17% do PIB no auge da guerra colonial, com todas as suas brutais despesas, pesa agora 50%. E, como todos sabemos, é preciso gente muito competente e soberanamente bem paga para gerir os nossos dinheirinhos. Tão bem paga é essa gente que o homem que preside aos destinos da TAP, Fernando Pinto, que é o campeão dos salários de empresas públicas em Portugal (se fosse no Brasil, de onde veio, o problema não era nosso) ganha a monstruosidade de 420000 euros por mês, um "pouco" mais que Henrique Granadeiro, o presidente da PT, o qual aufere a módica quantia de 365000 mensais.

    Aliás, estes dois são apenas o topo de uma imensa corte de gente que come e dorme à sombra do orçamento e do sacrifício dos contribuintes, como se pode ver pela lista divulgada recentemente por um jornal semanário, onde vêm nomes sonantes da nossa praça, dignos representantes do despautério e da pouca vergonha a que chegou a vida pública portuguesa.

    ResponderEliminar
  3. Continuação...

    Assim - e seguindo sempre a linha do que foi publicado - conhecem-se 14 gestores públicos que ganham mais de 100000 euros por mês, dos quais 10 vencem mais de 200000.

    O ex-governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, o mesmo que estima à centésima o valor do défice português, embora nunca tenha acertado no seu valor real, ganhava 250000 euros/mês, antes de ir para o exílio dourado de Vice-Presidente do Banco Central Europeu. Não averiguei quanto irá vencer pela Europa, mas quase aposto que não será tanto como ganhava aqui na santa terra lusitana.

    Entretanto, para poupar uns 400 milhões nas deficitárias contas do Estado, o governo não hesita em cortar benefícios fiscais a pessoas que ganham por mês um centésimo, ou mesmo 200 e 300 vezes menos que os homens (porque, curiosamente, são todos homens...) da lista dourada que o "Sol" deu à luz há pouco tempo.

    Curioso é também comparar este valores salariais com os que vemos pagar a personalidades mundiais como o Presidente e o Vice-Presidente dos EUA, os Presidentes da França, da Rússia, e...de Portugal.

    Acabemos de vez com este desbragamento, este verdadeiro insulto à dignidade de quem trabalha para conseguir atingir a meta de pagar as contas no fim do mês. Não é preciso muito, nem sequer é preciso ir tão longe como o DL 446 de Vasco Gonçalves, Silva Lopes e Rui Vilar: basta ressuscitar a velhinha, mas pelos vistos revolucionária Lei 2105, assinada há 50 anos por Oliveira Salazar. Que tristeza!



    J. Rodrigo Moreira

    ResponderEliminar
  4. Caro
    Rodrigo Moreira,
    Veja lá, se não ainda não vai preso por estar a elogir uma lei "fascista", olhe que os "democratas" não perdoam a quem enaltece o "fascista" Salazar e as suas leis, olhe que agora estamos em democracia: "Ora roubo eu, ora roubas tu"!
    Realmente, passou-se completamente dos limites do razoável, a "javardância" é tanta que já não há qualquer consideração nem pelos "ideais" de Abril nem por coisa alguma, isto é um "fartar vilanagem", e claro, quem vai recebendo umas "reformazitas" não se opõe, não lhe vá ainda cair alguma pedra na sopa.
    Tal como diz, e bem, o nosso Amigo Dr. Martins, Portugal já não tem remédio e está pior que a Grécia, porque apesar de tudo, a Grécia tem uma capacidade turística que nós não temos, ou melhor, não queremos ter, veja-se por exemplo o caso do "ALLGARVE" - esta "marca", deve ter sido criado por "allarves" - ainda há umas semanas, li eu num jornal digital inglês, um artigo dum cidadão britânico, que tinha residido no Algarve e que aconselhava a que os britânicos não fossem para lá devido à criminalidade, dizia que aquilo antigamente era sossegado, mas, que agora havia ondas de assalto por grupos organizados, ora se isto é promover o turismo, vou ali já venho, e porque será que isto acontece???
    Porque o Turismo, bem como outros sectores importantes, são entregues a boys ou a girls, que disso sabem tanto como eu de barris de vinho, mas, como há que arranjar tachos para a camarilha toda, enfiam-nos nos buracos que houver.
    Este é o verdadeiro drama de Portugal, essa doença degenerativa que é a promiscuidade, corrupção e clientelismo político, está a desgraçar este pobre país e a colocar-nos a à beira da ruína, por exemplo, no sector do Turismo, e eu não sou nenhum expert no assunto, mas posso afirmar por exemplo, que Portugal é o único país da Europa, incluindo até os antigos países de Leste, que não promove o turismo ferroviário, é um completo deserto de ideias, existem uma viagenzitas num pequeno troço da Linha do Douro, penso, que de iniciativa particular, mas a CP, que possuiu um espólio, quer em locomotivas, quer em carruagens, dignos de fazer inveja a muitos países, deixou tudo abandonado, ou foi simplesmente destruído, ou vendido a patacos, até material destinado a museu foi vendido para a Argentina por exemplo, outro foi dado ou vendido para Espanha ou para a França, é o caso dos caminhos de ferro de via estreita de Provence que tem lá a funcionar uma antiga locomotiva a vapor da nossa via estreita, é o caso do museu basco de caminho de ferro de Azpeite que tem lá outra locotiva a vapor (a funcionar), e parece-me também, uma antiga automotora igualmente de via estreita, na Suiça também há por lá outras duas locomotivas e claro os sucateiros, sempre os sucateiros, aproveitaram as centenas (milhares) de toneladas de antigas locomotivas, hoje não temos praticamente nada e o que temos está podre ou é só casca.
    (continua)

    ResponderEliminar
  5. (conclusão)
    Para mim, que durante anos estive ligado à problemática ferroviária, falar de caminhos-de-ferro em Portugal faz-me umas comichões que fico em tal estado que quase rebento, só se tem feito é merda, querem TGV's, mas andam há mais de 30 anos à volta da linha do Norte e nunca mais está pronta, já gastaram mais do que o suficiente para terem construído uma linha toda nova, são centenas de milhares de contos, e aquilo continua sem concerto, daí, que se queira um TGV para o Porto, quando qualquer vulgar Pendular poderia fazer aquilo em 1h e 30 m., sim, leram bem HORA E MEIA, pois o Pendular tem uma velocidade de ponta de 220 Kms/s, a dividir por pouco mais de 300 Kms é só fazer as contas, 1h e 45m com três paragens pelo meio era a brincar, então TGV para quê???
    Até países africanos, ditos atrasados, estão a apostar em turismo ferroviário, mas, como isso dá "muito trabalho" tem de se puxar pelos neurónios, coitados ganham pouco e ainda por cima são quase todos filhos de senhoras doentes, não se fazem nada, continua-se no marasmo de sempre.
    Este, é apenas um pequeno exemplo daquilo que se poderia fazer e nada se faz, a Grã-Bretanha, tem centenas de clubes de entusiastas de Caminhos-de-Ferro, alguns, possuem mesmo linhas próprias, linhas que a British Railways desactivou e eles tomaram conta, fui sócio dum desses clubes que tinham uma linha com a mesma extensão da Linha de Cascais, 25,5 Kms, quando essa linha fechou em fins dos anos 60, tinha uma média de 9/10 passageiros por dia, em meados de 90, só durante o Verão, já tinha cerca de 300.000 pessoas a viajar nesses comboios turísticos, fora o resto ano em que faziam comboios especiais, isto, não só desenvolveu essa linha, aonde foram e tem sido filmadas algumas películas de cinema, como promoveu de tal forma essa região que os varios sectores ligados ao turismo, então quase mortos, ressuscitaram com bastante vitalidade criando imensos empregos, ora, nós, que temos (tivemos) linhas com paisagens fabuloasa, mas, que os nossos "admiráveis economistas" entenderam não ser rentáveis, assim, de uma penada, no ínicio dos anos 90, sob a direção sde Sua Exa. Cavaco Silva, então 1º Ministro, fecharam-se "apenas" 700 Kms. de linhas, cerca de 1/4 da rede da época, coisa pouca, pois então, e que agora, o nobre Consul Sócrates ajudou fechando mais uns quase "miseráveis" 200 Kms , incluindo o que restava da fabulosa linha do Tua, uma das mais espectaculares da Europa, mas, o que é preciso é mais lagos para Suas Exas. irem viajar de barco.
    Ora, quando se trata um assunto tão importante para a nossa Economia como este com os pés, como aliás, os outros todos, depois admiram-se que estejamos à beira da falência, que Portugal ainda esteja mais moribundo do que a Grécia???
    Meus Amigos, isto já não tem remédio, só uma valente dose de gripe aviária, para ver se se depurava essas aves de rapina que há 36 anos tem destruído esta pobre e velha Nação.
    É tempo dos verdadeiros amigos e patriotas desta Nação, começarem a abrir os olhos antes que os fechem a nós.
    Por Portugal!
    Cumprimentos.

    LUSITANO

    PS- Caro Dr. Martins, ouviu por acso falar de um grupo qualquer que anda a fazer ameaças a Cavaco Silva na Net???
    Hum!!! Cheira-me a esturro, se calhar, é como as escutas no Palácio de Belém.
    Ah! Por fim, esqueci-me de dizer, que aquilo que acontece na Grã-Bretanha, acontece porque é um país civilizado ao contrário do nosso, que ainda está na Idade da Pedra.

    ResponderEliminar
  6. Dr. JMM

    Concordo consigo e o meu voto vai para o Dr. Fernando Nobre.

    Para já o meu blog apoia a candidatura de Fernando Nobre à Presidência da República.

    Cumprimentos,

    Safira

    ResponderEliminar
  7. Meu caro amigo,
    Portugal encontra-se numa situação extremamente difícil. Tal como sempre aqui afirmei, estes políticos serão sempre "O PROBLEMA", nunca "A SOLUÇÃO".
    Mas, ao contrário do que afirma, a culpa não é deles: PR, PM, Ministros, Deputados,... A CULPA É DE QUEM OS ELEGE - O POVO PORTUGUÊS!
    Não é admissível que, depois do Governo PS ter, durante quatro anos, destruído, duma forma indiscriminada, a economia nacional, tenha sido reeleito pelos mesmos portugueses que foram vítimas da sua infinita incompetência.
    Não consigo compreender que os portugueses tenham eleito para PR o candidato que menos se adequava ao cargo: Cavaco Silva não fala balbucia, não ri, faz esgares, não sabe, nem ler, a primeira estrofe dos Lusíadas,...
    Agora queixam-se de que têm um PR que foi professor de Finanças Públicas e que, durante o seu mandato, Portugal se tornou no País da UE com as contas públicas em pior estado - sempre sob o seu olhar "atento" e "preocupação"!
    E é isto que nos espera nos próximos tempos, seja com o PS ou com o PSD de Passos Coelho (no fundo apenas um "downgrade" do Sócrates). POLÍTICOS HONESTOS, RESPONSÁVEIS E PATRIOTAS - PROCURAM-SE! (Mas receio que isso seja mais difícil de encontrar do que uma virgem numa casa de passe!)

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  8. Já Eça de Queiroz assim dizia em 1872 nas suas Farpas" e de lá para cá ainda estamos piores...
    Luís

    ResponderEliminar
  9. Boas
    LUSITANO,pare de dar ideias homem,eu sei que você conhece bem o plano e e por o que ele passa,portanto...
    Então nós,que somos leigos na matéria,conseguimos perfeitamente analisar e corrigir a maioria dos problemas que nos têm colocado nesta situação e os nossos " pensadores " pagos a preço mais caro que o Ouro não conseguem...claro que sabem e conseguem,só não o querem.

    Tudo isto,não se passa só no Portugal dos pequeninos,passa-se também em muitos dos outros países.
    Isto faz parte de 1 antigo plano,que se traduz em desmantelar tudo o que possa ser útil ás economias dos países,levando-os a ficar dependentes de 1 poder centralizador,controlador e fascista.
    O objectivo,é centralizar todo o poder de decisão na U.E,levando todos os países a ficar Super-dependentes para que os nossos "AMOS " decidam efectivamente o que é ou não dispensável.
    Portanto, não vale a pena estar aí a matar neurónios,dar soluções porque eles também as sabem,não as querem é implantar,pois eles pensam que estando a ajudar ao "GRANDE PLANO " mais tarde irão ser reconhecidos e tomarão eles também lugar no Olimpo dos Deuses mas...enganam-se.
    Enganam-se pois quando o plano estiver finalmente concluído,eles serão dos 1ºs a ser descartados porque sabem demais,eles e os peões das Sociedades secretas que andam para aí,a traficar influências e a fazerem favorzinhos,pois não conseguem perceber que eles são os mais usados,enganados,pois é essencial que pensem que são úteis e que mais tarde irão ser reconhecidos e recompensados...serão sim,reconhecidos pelo cano da arma como silenciador,tal como antes, todos aqueles que sabiam demais,o foram e alguns bem mais influentes e poderosos do que a corja que por cá anda.

    O povo,precisa é de ser informado,educado mas sobretudo envolver-se para perceber como é que o planeta está a ser gerido internacionalmente por estas Máfias á Séculos.
    Mas tenham calma,o Império Egípcio caiu,o Romano também,portanto,cá estaremos para ver,se é desta vez que eles irão conseguir o tão ambicioso projecto de dominação global como tantas vezes anteriormente tentaram mas que o povo sempre os soube derrubar e dar o devido tratamento.

    Nuno Guerreiro

    ResponderEliminar