sábado, 29 de maio de 2010

Olivença é território de Portugal - A Espanha deve tirar as patas de Portugal - Nobre e Adequada Intervenção do deputado Prof. Bacelar Gouveia na Assembleia da República quanto à questão de Olivença

 Esta semana o Deputado Prof. Dr. Bacelar Gouveia levou a questão de Olivença, da ocupação ilegal e criminosa de Olivença,   à Assembleia da República
Olivença foi ocupada ilegalmente por Espanha, a soldo de Napoleão, em 1801. Numa invasão cobarde , protegido pelos exércitos de Napoleão.
Olivença foi mandada entregar a Portugal depois da derrota de Napoleão , derrota em 1815.
Portugal ficou obrigado a entregar a França a Guiana Francesa - situada ao Norte do Brasil e que D. João VI conquistou logo que chegou ao Brasil - e entregar territórios a Espanha.
Portugal cumpriu mas Espanha não.
Espanha continua com a patas em terra Portuguesa, em Olivença e seu termo.
Os cobardes espanhóis de 1801 a 1812 depois viram o seu Rei ser destituído pelos franceses e colocado com o Rei de Espanha um irmão de Napoleão.
Ao mesmo tempo que o seu Rei era preso pelos franceses, quando ia a fugir através do porto de Cadiz em direcção à Argentina!!!
Os políticos portugueses sempre tiveram medo de exigir, de forma persistente, a entrega de Olivença, mas já Espanha - mesmo Zapatero foi logo a Londres depois de eleito exigir a entrega de Gibraltar - tem exigido a entrega de Gibraltar, perdida para o Reino Unido muito antes de 1801.
Em Espanha há unidade nacional em torno da questão de Gibraltar.
Já os portugueses inventam sempre histórias da carochinha para não afrontarem Espanha.
Mas eis que na Assembleia da República o deputado do PSD,  Prof. Dr. Bacelar Gouveia exigiu ao Governo resposta sobre a questão de Olivença.
Veja-se aqui o excelente , responsável e patriótico requerimento do Prof. Bacelar Gouveia: http://www.psd.parlamento.pt/libraria/images/perguntasereq/olivenca-%20bacelar%20gouveia.pdf
Aconselho vivamente a leitura do requerimento, feito por um prestigiadissimo Prof.  de Direito Constitucional , com vasta obra publicada e que é , sem dúvida, um académico de enorme prestígio.
Um deputado que honra o cargo.
Já toda uma quantidade de amorfos prefere antes calar, ir antes caçar a Espanha, curvar-se perante Espanha.
Ao mesmo tempo que deixam Espanha  dominar toda a nossa economia, a comunicação social e  actuar na União Europeia contra os interesses estratégicos de Portugal.
Daqui endereço ao Prof. Dr. Bacelar Gouveia todo o meu apreço, eu que tenho lutado - outros têm lutado muitissimo mais, como os Amigos de Olivença, o Prof. Luna e Outros - em  defesa dos nossos direitos históricos sobre Olivença.

10 comentários:

  1. Caro José Maria Martins,

    Estou convicto que os habitantes de Olivença preferem ficar em Espanha.


    Olivença nada tem a ver com Gibraltar – uma base militar britânica em solo espanhol. Isso sim, é uma afronta.

    ResponderEliminar
  2. O ponto comum entre Olivença e Gibraltar é o facto de em cada um dos casos haver um tratado internacional assinado pela Espanha, e que a Espanha se recusa a cumprir. Em ambos os casos a parte faltosa é a Espanha.

    Jorge Pacheco de Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Caro Diogo,

    Espanha é apenas uma comunidade de regiões e Gibraltar foi território conquistado numa disputa e os putos espanhóis que se resignem porque os ingleses não são bons mas os espanhóis são piores.
    Espanha que deixe de ser um estado que pratica tortura que passe a respeitar para ser respeitado.
    Mas lhe digo quando referem em relação à unidade em torno de várias questões é real e tem muita coisa que outras sociedades deviam praticar como os serviços de saúde, comunicações rodoviárias e responsabilização de quem faz a gestão e trabalha com os negócios do estado.
    Discordo da sua posição que me parece ser pró-espanha e lhe digo tenho trabalho no País Vasco e pago impostos em Portugal e Espanha.
    E Tavares

    ResponderEliminar
  4. Oh!Oh!Oh!Oh!
    ..."Mas eis que na Assembleia da República o deputado do PSD, Prof. Dr. Bacelar Gouveia exigiu ao Governo resposta sobre a questão de Olivença."...

    Caro
    Dr. Martins,
    Mas será que o distinto Prof. Doutor Bacelar Gouveia alguma vez vai receber resposta???
    Deste governo de indecisos ,incompetentes e cobardolas do PS???
    Mais depressa as galinhas tem dentes, mas então não são esses senhores que dizem que Espanha é primordial para a nossa Economia???
    Porque será que andam numa roda viva, até de mentiras, em relação ao TGV (primeiro era só da fronteira até ao Poceirão, o resto do projecto Poceirão/Lisboa e a 3ª travessia do Tejo ficaria suspensa), depois do contracto assinado, e tal como eu tinha previsto, já não vai haver suspensão nenhuma, é mesmo para avançar, rica seriedade, sim senhor!!!
    Por outro lado, nunca um governo português, principalmente se for do PS e ainda por cima com "compagnons de route" no governo espanhol, terá tomates épara mexer uma palha, até para coisas mais simples eles nada fazem quanto mais por um motivo "delicado" como esse???!!!
    Quer um exemplo,? Talvez não saiba, mas, apesar das desventuras das bitolas ibérica e europeia, os espanhóis tem comboios directos de Madrid ou Barcelona para muitos países da Europa; França, Itália, Suiça, etc., esse comboio, um comboio Talgo Pendular denominado "Elipsos Trenhotel"* de bitola variável, faz esses percursos sem ser necessário mudar de rodados ou de composição, porque motivo Lisboa não tem esse tipo de comboio também, que nos ligue aos restantes países da Euroap sem termos que chegar a Hendaya e pegar nas malas e mudarmos de comboio???
    Se calhar, porque não passamos dum território ultra-periférico da Europa, uma espécie de colónia para Espanha, ou seja, somos um pedaço de África na Europa, ou de forma ainda mais prosaica, somos uma cloaca para quem todos se cagam.
    O pior é que parece que gostamos, por isso, esperar uma reacção deste governo, só se for a de limpar o cu a essa petição.
    (continua)

    ResponderEliminar
  5. (conclusão)
    Voltando ao tema caminhos-de-ferro, veja-se o que é que Sr. Sócrates tem feito, anda numa roda viva para cá enfiar o "TGV" para Espanha, ao mesmo tempo, manda encerrar o resto das linhas que serviam as populações do Interior, assim, o que restava da Linha do Tua, da Linha do Corgo e da Linha do Tâmega, todas em Trás-os-Montes, já entregaram a alma ao criador, mais a Sul, o início da Linha da Beira-Alta, ou seja o troço Entre a Figueira da Foz e a Pampilhosa também foi à vida, no restante território interior, os comboios são cada vez mais escassos e ficaram na mesma quando não piores, muitas das linhas desactivadas acabaram por ver os seus carris levantados, impedindo assim a viabilidade da sua reentrada ao serviço, com as linhas Beja/Moura e Évora/Reguengos assim aconteceu, linhas essas, que ficam na periferia da Barragem do Alqueva, as quais poderiam potencializar, não só o Turismo como o próprio desenvolvimento industrial e agrícola de toda essa região, mas não, o Interior está sem caminhos de ferro, impedindo não só as comunicações ferroviárias das pessoas mas igualmente inviabilizando o desenvolvimento desse mesmo Interior, ou alguém estará na disposição de ir construir uma fábrica de dimensões consideráveis se não tiver uma boa rede de transportes, principalmente ferroviários???
    Aliás, é "curioso" mas todos os países que desenvolveram e tem as melhores redes ferroviárias, são aqueles que tem um maior desenvolvimento, não existe um único país na Europa, independentemente da sua localização ou dimensão, que seja desenvolvido, que não tenha igualmente uma excelente rede ferroviária, os PIGS quase todos eles tem redes mais fracas, será uma coincidência ou haverá uma razão de causa/efeito???
    Claro, que os nossos "economistas" de serviço, esqueçem-se sempre disto, quando muito, clamam pelos tais TGV'S (deve ser por gostarem de andar de cuzinho tremido), mas a rede fundamental para o desenvolvimento dum país no século XXI é a rede de transportes de mercadorias e quanto a isso, chapéu! Temos uma rede de merda, só no Litoral e mesmo assim...
    Ora, assim, com gentinha dessa "à frente" dos destinos do país ainda espera alguma coisa???
    Tenho um amigo também no grupo "Os Amigos de Olivença" , considero-o uma pessoa de valor mas não passa dum lírico, é verdade que é uma reivindicação justa, mas é completamente inviável, mais fácil é nós irmos fazer companhia a Olivença e passarmos para a jurisdição espanhola, nisso acredito mais, tanto que assim é, que há muito boa gente neste lado da fronteira que até quer ser espanhola, assim sendo...Batatas!!!
    Um abraço.

    LUSITANO

    *-Aqui:

    http://www.youtube.com/user/renfe#p/c/58863AF59CD9C87C/5/GHEGQMmt4bk

    ResponderEliminar
  6. Caro Dr, o que pensa do chip que querem nos impor nos carros? Não será um atentado à liberdade individual de cada cidadão? Vamos permitir que façam tudo o que querem? Quem nos protege dos que nos deviam de proteger? A constituição permite tal coisa? Como podemos resistir e frustrar tais planos?

    ResponderEliminar
  7. "Caro Dr, o que pensa do chip que querem nos impor nos carros? Não será um atentado à liberdade individual de cada cidadão? Vamos permitir que façam tudo o que querem? Quem nos protege dos que nos deviam de proteger? A constituição permite tal coisa? Como podemos resistir e frustrar tais planos?"

    Fazes uma pesquisa dos politicos que aprovaram a lei,estudas o seu habito de vida e tira lhes a liberdade.É a maior mensagem que o povo pode dar.Enquanto um deles não tombar,eles vão calcar tudo,liberdade,qualidade de vida,tudo.

    ResponderEliminar
  8. ESte povo é muito mole, mas a verdade está diante dos nossos olhos: isto já não vai sem mortes. A canalha está sem freio!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo, concordo plenamente contigo. Essa é a solução!

    ResponderEliminar
  10. Portugal depende de Espanha para tudo, até da água, só nuca nos conseguiram submeter militarmente, agora a nivel económico é diferente, capacidade de conquistar Olivença já era, agora não tenhamos duvidas cada vez mais ele tocam e nós dançamos, politicamente é para esquecer nunca vamos reaver Olivença

    ResponderEliminar