terça-feira, 11 de maio de 2010

Excelente atitude do Papa - Mensagem de acção que deve ter eco. Salve Papa! Dominus Tecum!

O Papa teve hoje em Portugal duas atitudes que são de assinalar:
1ª - No âmbito religioso a censura inequívoca da pedófilia na Igreja;
2ª - No âmbito da vida dos homens em sociedade uma mensagem de acção política, de empenhamento político, cultural e económico para os católicos.
 
Sinceramente até hoje  o Papa nunca me motivara, nem merecera a minha aprovação.
 
O facto de ser alemão do tempo de Hitler; o facto de substituir João Paulo II de quem eu gostava imenso; o facto de a pedófilia não ter sido - na minha opinião - tratada com as palavras certas e as atitudes que se impunham.
 
Todavia, o Papa hoje ao chegar a Portugal  proferiu as palavras certas quando abordou a questão melindrosa da pedófilia no interior do clero. Disse o Papa que o maior pecado é o que vem de dentro da Igreja.
Mensagem certa pois é contra-natura que um sacerdote possa abusar sexualmente de crianças.
Quando padres abusam sexualmente de crianças quebram os votos sacerdotais. Nâo devem mais ser admitidos a exercer o sacerdócio.
 
Por outro lado, num momento marcado por burlas, corrupção, tráfico de influências, materialismo puro e anti-axiológico,  em que o dinheiro e a venalidade triunfaram e levaram à desgraça, ao desemprego, à miséria tantos milhões de seres humanos, foi muito ajuízado, muito apropriado o Papa ter apelado a que os católicos intervenham mais na Política, na Cultura e na Economia dos Povos.
 
Parece-me absolutamente imprescindível que o Mundo dos Valores, o Mundo da Axiologia se sobreponha à ganância, ao materialismo anti-civilizacional a que se assiste hoje.
 
Diria até como disse hoje Mr Cameron , o indigitado novo Primeiro Ministro britânico: há que apostar na responsabilidade, nos valores, da defesa da ética, para a mudança que se impõe.
 
Salve Papa!  Dominus tecum!
 

2 comentários:

  1. Parabéns Sr. Dr. José Maria Martins,

    Pela forma como abordou 3 assuntos que muito deviam dizer aos portugueses:
    O 1º e não menos importante: a maneira como a maioria dos portugueses vê este Papa, fiquei estupefacta quando ontem na TV perguntavam às pessoas o que pensavam deste Papa elas limitavam-se a compará-lo ao Papa João Paulo II e continuavam a perguntar: já o foi ver e ouvir o que tem para dizer, resposta NÃO, então como podem criticá-lo? Haja paciência Meu Deus.
    Quanto aos outros dois pontos a pedofilia e o âmbito da vida dos homens em sociedade, V. Exa. soube mostrar a forma lucida como o Santo Papa se referiu a estes dois assuntos.
    Pena que alguns Portugueses não o leiam, sempre iam ficar esclarecidos. No entanto julgo que a maioria pensa como o Sr. Dr.
    Tenha um bom dia
    Júlia Albuquerque Vieira

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida, é um escrito de um homem lúcido. Este papa que também não me seduziu inicialmente é um homem superior, sábio e santo! que as palavras dele não sejam "pérolas a porcos".espero que os seus dectratores ousem uma atitude intelectualmente honesta!
    Pastor Maçanicus

    ResponderEliminar