terça-feira, 27 de agosto de 2013

Um artigo estúpido no "Expresso" sobre os bombeiros e o PR

O artigo de opinião publicado no  site do "Expresso" é revoltante de tão estúpido.
 
 
é descer às profundezas da arrogância e da parvoíce que muito grassa em Portugal.
 
O jornalista  demonstra total falta de consideração pelos bombeiros, desprezo e pelos portugueses - escrevam 2, 3 ou quinhentas vezes na página da Presidência da República.
 
É inqualificável e cheira mal o artigo, bafiento, elitista, sem sentido.
 
Os bombeiros são pessoas boas.
 
A morte de um bombeiro em serviço -voluntário ou profissional - é uma tragédia.
 
O PR não deveria ter mandado dar condolências "pessoais" porque o PR não é amigo das famílias.
 
Do PR esperava-se que apresentasse condolências institucionais, na página da Presidência, em nome dos portugueses.
 
Não o fez .
 
Os portugueses - brancos , pretos, azuis, pobres ou ricos, de esquerda ou de direita - que protestaram  com mensagens na página da Presidência  têm de merecer todo o respeito, e mais  ainda de um mero jornalista  que provavelmente nunca fez tanto bem público como a maior parte dos bombeiros, voluntários,  portugueses, e sabe que o direito de opinião é  essencial.
 
Bombeiros que se ele tiver algum problema lá o vão ajudar, sem olhar se  é rico ou pobre.
 
O artigo no "Expresso"  é da maior estupidez que já vi.
 
Se muitos não se pronunciam no facebook da Presidência  os que opinam merecem respeito.
 
Por mim entendo que  o PR deveria ter apresentado condolências institucionais na página da Presidência  e  telefonado pessoalmente às famílias.
 
Não comentei no facebook da Presidência  mas quem o fez - ainda que seja por motivos políticos - merece respeito.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

A sorte da Rússia é que o Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) não manda em Timor!

Anda a CNE portuguesa aflita porque a candidatura do  Dr. Luís Filipe Menezes  pagou uns medicamentos e um conta da renda de uma velhota doente!
 
A Rússia tem um imensa sorte - a ser verdade a noticia de que Timor vendeu o voto à  Rússia para serem publicados os poemas de Xanana Gusmão  http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3386755&seccao=Europa - pelo facto de o Presidente da CNE não poder intervir.
 
Lá ia preso o Xanana e,  talvez, o Putin!
 
E já agora, se qualquer candidato estiver a beber uma ginjinha ou a fumar e  "um crava" lhe pedir um cigarro ou ele oferecer um copo de três  também é compra de votos?
 
 
 
 

domingo, 25 de agosto de 2013

O Presidente da Comissão Nacional de Eleições tem de ter mais cuidado

Fiquei estupefacto com a posição da Comissão Nacional de Eleições (CNE) em relação à candidatura do Dr. Luís Filipe Menezes à Câmara do Porto.
 
Estupefacto porque esperava mais de um conselheiro e porque não percebo, racional e teleologicamente ,  por que raio a CNE tem de ser presidida por um "conselheiro".
 
Depois de o presidente da CNE ter falado em crime  - os meios de comunicação social não têm noticias políticas e isso foi mel - verificamos que não vale a pena a CNE ser presidida por um "conselheiro" quando ele deixa que os ataques políticos ,as manobras de bastidores de gente do BE -  inúteis sociais - se transformem em caso pela voz do presidente . 
 
Foi um fartar vilanagem.
 
Pior ainda, ontem os meios de comunicação social agigantaram e  aceleraram  "a coisa" ao dizerem que a CNE dera 24horas à candidatura do Dr. Luís Filipe Menezes para responder!
 
Gravíssimo deveria ser a coisa para tão curto espaço e tanta celeridade da CNE!
 
Mas, afinal,  parece que não foi ainda notificada, a ser verdade esta noticia : http://www.publico.pt/politica/noticia/candidatura-de-menezes-diz-que-ainda-nao-foi-notificada-pela-cne-1603900
 
Estupefacto fiquei porque como jurista penso - fundadamente - que a CNE e o seu Presidente têm de ser muito cuidadosos, reservados, muito atentos às regras de imparcialidade, fazendo funcionar os procedimentos com muita inteligência,
 
sabendo que os ataques às candidaturas quando têm eco na comunicação social - e sobretudo  pela boca do presidente da CNE -  podem ser devastadores.
 
As coisas não estão bem na CNE já que  aliada a esta trapalhada  ainda saiu a proibição de telefonemas e mails!
 
Ridículo como pode sair da cabeça destas excelsas pessoas que telefonar ou enviar mails é publicidade comercial , quando a letra e o espirito da Lei Eleitoral para as Autarquias Locais nada disso refere.
 
Não é por acaso que Portugal não sai da cepa torta e  somos os pobres da Europa.
 
Então se um candidato enviar um texto por mail para 100 ou 100000 pessoas  é diferente de mandar fazer  milhões  de panfletos e cartazes na tipografia privada  para os espalhar por Lisboa ou Porto?
 
 
 
 

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

A Comissão Nacional de Eleições ao ataque ao PSD ?

O Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE)  tem de ter mais cuidado com o que diz.
 
Hoje a comunicação social   faz eco de que a Comissão Nacional de Eleições diz que o Dr. Luís Filipe Menezes pode ser preso.
 
Isto é brincadeira de muito mau gosto!
 
O Presidente  da Comissão Nacional de Eleições tem de agir com reserva e respeitar os candidatos.
 
Tem de se calar e se tiver de actuar deve abrir os competentes processos, sem cair no ataque e na falta de imparcialidade e reserva.
 
Por outro lado, a CNE parece que quer que Portugal seja o Zimbabwe, pois veio sustentar que telefonemas e mails são publicidade comercial!
 
 
É por estas e por outras que Portugal não avança, mantêm-se nas trevas, tudo velho, caduco, regulado por interpretações sem sentido do que é a Democracia.
 
Talvez a CNE entenda que se os partidos enviarem sinais de fumo está tudo bem!
 
Nos EUA, em França, na Alemanha, no Reino Unido, no Brasil nada disto se passa, nem se conhecem casos de Presidentes  das Comissões Nacionais  de Eleições  - os órgãos equivalentes à CNE portuguesa - terem alguma vez o desaforo de actuar assim. 
 
A CNE  não pode fazer ruído contra qualquer candidato, seja de que partido for, devendo manter reserva, ser discreta, instaurar os processos que entender mas respeitar os procedimentos, nomeadamente a imparcialidade, a presunção de legalidade até prova em contrário.
 
Com a postura da CNE os  outros partidos farão ruído,  o que resulta em prejuízo do PSD e do Dr. Luís Filipe Menezes e em benefício injustificado e desrazoável dos outros candidatos.
 
A CNE está objectivamente a intervir na campanha eleitoral.
 
Até porque  se o Dr. Luís Filipe Menezes pagou alguma renda ou deu alguma ajuda a quem lhe pediu o fez pelas sua personalidade - é médico e os médicos ajudam toda a vida desinteressadamente pessoas.
 
Mas a CNE não pode fazer passar para a Comunicação Social  juízos de valor como os que hoje são mato nas redes sociais e nos sites noticiosos.
 
 
 
 
 

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Bagão Félix deveria estar calado ou aderir ao Partido Socialista

Bagão Félix não teve qualquer relevância como Ministro das Finanças.
 
Todavia, Bagão Félix volta não volta aparece na comunicação social a defender as posições do Partido Socialista.
 
Agora a propósito os "Swaps" mais uma vez deu uma bicada no Governo - do PSD/CDS -  defendendo as posições do PS.
 
 
É uma vergonha que um ex-ministro de um governo do PSD/CDS  entenda que um funcionário público/político  - assessores económicos do ex. Primeiro Ministro Sócrates - receba uma proposta de vigarizar as contas públicas e bagão Félix ache isso normal!!!
 
E que Sócrates até nem terá sido informado!
 
Bagão Félix é isso que acha da política?
 
Isto é brincar com os portugueses e ter a mesma atitude de toda essa trampa que nos lixou - e aos nossos filhos - ao longo destes anos.
 
Bom, Bagão Félix já foi responsável por contratar advogado para defender a Casa Pia e ao  mesmo tempo as vitimas - também vitima da Casa Pia - pelo que tudo está dito!
 
Cá por mim Bagão Félix deveria seguir o caminho de Freitas do Amaral e vincular.se ao Partido Socialista , a quem está a defender, depois do PS ter tentado manobrar as coisas e subverter a verdade para prejudicar o Governo de Passos Coelho!
 
Um bocado de vergonha politica na cara não ficava mal a Bagão Félix que é cada vez mais uma pessoa que não se sabe que valia tem , ou teve, mas que vai sendo usado pelos meios de comunicação social afectos ao Partido Socialista para atacar o PSD, o CDS/PP e o Governo.
 
Bagão Félix nunca teria coragem para defender nas instituições europeias o que defende em Portugal, por vergonha e porque ninguém se prestaria a ouvi-lo.